» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como reformar sofá

Como reformar sofá

Galeria
Como reformar sofá

Comprar um estofado novo pode significar uma despesa muito alta para algumas pessoas. Se desfazer de uma peça de qualidade só porque o tecido não combina mais com a decoração do lar não faz mais sentido nos dias de hoje, onde o consumismo deve ser evitado para que haja menos desperdício e danos ao meio ambiente.

Reformar um sofá em casa é mais simples do que parece. Para quem deseja um resultado radical, é possível até mesmo estofar a peça com as ferramentas corretas. Soluções rápidas e mais simples também fazem parte deste passo a passo que busca fornecer o básico para a execução da reforma e até mesmo para o desenvolvimento de novas propostas a partir dessas dicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • tesoura
  • Tecido para estofar
  • papel seda ou jornal
  • caneta
  • alfinetes
  • Grampeador para sofá
  • espuma para estofado
  1. 1

    Para reformar um sofá, comece escolhendo um tecido propício. Compre um pano forte que aguente ser esticado no estofamento. Não precisa ser, necessariamente, tecido para decoração. O jeans, por exemplo, é uma boa opção em termos de custo e benefício, pois é forte e barato. Compre ou consiga emprestado com alguém um grampeador próprio para estofamento. Este objeto é indispensável para a realização do trabalho.

  2. 2

    Descosture todo o tecido do seu sofá. Não importa se ele estiver rasgado, pois o que deve ser preservado são as marcas onde ficavam as costuras. Disponha os pedaços de tecido sobre folhas de papel seda ou jornal. Risque com uma caneta ou hidrocor em volta dos pedaços. Recorte. Pegue os papéis e prenda-os com alfinetes no tecido escolhido. Recorte com uma tesoura e separe os pedaços. Retire toda a espuma antiga do sofá. Caso haja almofadas, faça o mesmo. Disponha as espumas novas utilizando elásticos grossos, linha e agulha, caso necessário.

  3. 3

    Junte os pedaços de tecido que formam os braços do sofá, depois os que cobrem as costas e o assento com alfinetes. Vista no sofá para ver se tudo se encaixa corretamente. Costure na máquina e vá tirando os alfinetes aos poucos. Encaixe na estrutura do sofá e vá prendendo com o grampeador de pressão. As capas das almofadas deverão ser feitas por último. Ao final de tudo, aparafuse os pés do estofado e aplique os botões com linha e agulha.

  4. 4

    Caso não deseje estofar o sofá por completo, costure uma nova capa ou providencie um xale para o seu estofado antigo. Almofadas coloridas e acessórios de decoração são uma boa opção para dar uma cara nova ao sofá antigo. Também é possível usar uma colcha bonita no móvel antigo.

Comentários
blog comments powered by Disqus