» Dinheiro » Negócios » Como Registar um Funcionario

Como Registar um Funcionario

Galeria
Como Registar um Funcionario

Quando o empresário tem a necessidade de aumentar seu quadro de funcionários ou no caso de um empreendedor individual que vai começar a contratar, precisa registrá-lo. Diferente disso pode ser multado, entre outras ações previstas na lei trabalhista. Para fazer o registro é necessária, uma série de documentos listados abaixo.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Carteira de trabalho - Certidão de casamento ou nascimento - RG - CPF - Atestado médico - Pis - Fotos.
  1. 1

    Carteira de trabalho e previdência social. Nesse documento é feita as anotações como, cargo, salário e a data do início da atividade, carimbo do contratante, caso o contratado tenha condições especiais, deverá ser anotado também. Lembre-se de preencher o protocolo de entrega e devolução. No caso da devolução, existe um prazo que é de quarenta e oito horas. Faça o cadastro do funcionário no PIS, caso ainda não possua.

  2. 2

    Certificado de quitação com o serviço militar. Esse documento é pedido para os masculinos que tiverem acima de dezoito anos. Para os menores, será exigido o alistamento no serviço militar quando completarem dezoito anos e no caso de ser convocado a servir o exército o empregador deverá liberá-los por um ano ou mais e no término, recolocá-lo no quadro de funcionários.

  3. 3

    Certidão de casamento ou nascimento. Através destes o empregador saberá se vai ter que pagar o salário-família ao funcionário contratado. No caso de o funcionário ter um ou mais filhos, o valor pago pode ser deduzido do imposto de renda do contratante. Para o salário-família é necessário o preenchimento de uma ficha e incluir no CAGED, cadastro geral de empregados e desempregados. Informar sobre a movimentação de pessoal do mês anterior, sempre até o dia quinze de cada mês. O formulário é encontrado nos correios.

  4. 4

    Atestado admissão. Este deverá ser fornecido por um médico, para verificar se o futuro contratado vai estar apto ou não para exercer o trabalho que vai ser exigido. Os custos dos exames são pagos pelo contratante. Mas é fundamental, pois vai livrar o empresário de um funcionário que não possa exercer plenamente a função. Além de faltar constantemente por atestados e outros.

  5. 5

    Vale transporte. Verifique se o contratado vai necessitar desse benefício. Para esse fator deve ser feita uma declaração de requisição, no caso de o funcionário precisar ou de rejeição no caso de ter condução própria ou morar perto do local de trabalho. No caso de ter condução própria é opção do contratante de dar uma ajuda de custo ou não para o funcionário.

    Demais documentos necessários. CPF, cadastro de pessoa física, RG, cédula de identidade, três fotos de tamanho três por quatro.

Dicas e AVISOS
  • Tire cópias de todos os documentos e as arquive para uso futuro.
Comentários
blog comments powered by Disqus