» Dinheiro » Leis e Normas » Como registrar um imóvel

Como registrar um imóvel

Galeria
Como registrar um imóvel

Registrar o imóvel é crucial, pois só após o registro devidamente executado é que se passa a ser realmente o proprietário do imóvel. Esse registro é a declaração pública de posse, feita em um cartório de registro imobiliário, evitando atos de má fé, em caso de compra e venda de imóveis, porque só quem registra é dono.
Além disso, qualquer pessoa pode executar este processo sem declarar o motivo ou interesse de tal ação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Verifique a situação documental do imóvel, tais como IPTU (Imposto predial e territorial urbano), este imposto é pago pelo proprietário do imóvel e somente por ele, mesmo que estiver alugado por terceiros. Para verificar tal situação dirija-se até a prefeitura do município e solicite o CND (Certidão negativa de débito), neste documento irá aparecer se existe algum debito a ser quitado ou não.
    Consulte a certidão vintenária com negativa de ônus atualizada no cartório de registro de imóveis onde este mesmo foi registrado anteriormente. Este documento irá lhe informar sobre os últimos 20 anos do imóvel (titularidade, pendencia judicial, hipoteca etc.). Certifique-se sobre contas de água ou energia elétrica a serem pagas. Caso aja, é necessário quita-las.

  2. 2

    Agora pague o ITBI (imposto de transmissão de imóveis). Este imposto não é pago no cartório de registro de imóveis e sim na prefeitura da região em que o imóvel se encontra. Este é o imposto necessário para a transferência do bem entre vendedor e comprador.
    Depois de pagar o ITBI busque a certidão de débito de IPTU para fins de ITBI, e apresente está declaração para lançamento do ITBI.O valor deste imposto será de 2,5% do total em que o imóvel foi avaliado.
    Caso você queira a revisão deste imposto se informe sobre a documentação necessária, para assim saber quais documentos serão pedidos para tal ação.

  3. 3

    Vá até o cartório para confeccionar a escritura, que é uma normalização do contrato de compra e venda. Leve está escritura para o cartório de registro de imóveis naquela região, e solicite o registro do seu imóvel.
    Caso você não registre seu imóvel o vendedor pode agir de má-fé e vender o imóvel para mais alguma outra pessoa lavrando uma escritura tanto para você quanto para o outro. Assim quem fazer o registro primeiro vai ser considerado o dono do imóvel, e o outro comprador ficará sem o bem.
    Além disso sem o registro, o imóvel continua pertencendo legalmente ao vendedor. Caso ele possua uma dívida, o bem adquirido poderá ir a leilão para compensar.

Comentários
blog comments powered by Disqus