» Hobby » Artes e Entretenimento » Como regular mesa de som

Como regular mesa de som

Galeria
Como regular mesa de som

Como regular mesa de som é uma pergunta que acomete e ronda a cabeça de diversas pessoas curiosas no quesito som. O técnico de som, de modo geral, é normalmente quem opera a mesa de som e para isso, ele passou por uma experiência sensorial de observação e audição longa (é o que se espera) para chegar e levar um som sozinho sem precisar de auxílio constante.

David Gilmour (Pink Floyd) e Alan Parsons (Alan Parsons Project) por exemplo trabalharam como técnico de som para outras bandas para que o leitor tenha uma ideia da responsabilidade e da capacidade técnica que o profissional necessita.

Nesse artigo serão mencionados diversos conceitos sem explicação posterior. Um conhecimento musical e de som acima da média é requisitado do leitor para poder entender as informações contidas nesse artigo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Use o bom senso

    Para muitos artistas o técnico de som desconhecido representa uma ameaça à apresentação porque sem conhecer o som da banda, as consequências podem ser catastróficas. Por isso que as bandas mantêm profissionais fixos ao invés de contratar uma equipe diferente a cada show.

    O técnico de som precisa acima de tudo ter bom senso, aqueles que não empregam o bom senso primariamente no trabalho têm os dias contados. Se ele perceber que o vocalista está tendo dificuldades de se ouvir ou que faz sinais incessantes para aumentar o volume do microfone, é preciso agir. A sensibilidade é o segundo passo porque somente através da observação e da audição que é possível fazer os ajustes corretos para cada música sem precisar interromper o show e perguntar o que deve fazer para os membros da banda.
    Essa é uma dica infalível para entender como regular mesa de som para voz grave: aumente o médio e o agudo de forma que a voz mantenha se qualidade original.

  2. 2

    Entenda o conceito do som do artista

    A maioria dos artistas não tem problema com os seus operadores de som, técnicos de som e títulos equivalentes porque eles já trabalham há bastante tempo com a banda e entendem o conceito, sendo assim, a relação de trabalho é muito mais próxima e os conceitos de som já estão previamente estabelecidos, onde não há espaço para surpresas indesejáveis.

    Entender o conceito do som do artista é primordial para levar uma apresentação sem problemas de microfone baixo, bateria com o bumbo muito alto, microfonia e espaços vazios nas músicas quando um solo é feito.

  3. 3

    Conheça as músicas

    Essa parte é definitivamente a mais complicada e que demanda tempo. Conhecer o set-list da banda e as músicas é o que faz com que os shows de grandes artistas saiam da forma esperada porque cada música está “coreografada” para o técnico de som então ele sabe exatamente a hora de aumentar o som da guitarra para um solo, colocar um echo/reverb no microfone ou simplesmente aumentar o segundo teclado porque o tecladista fará um solo de órgão no sintetizador. Nesse momento, o trabalho do técnico de som é crucial para que a apresentação não fique comprometida.

    Além disso, o técnico de som tem a função de “soltar” as trilhas pré-gravadas em estúdio para uma banda algumas vezes como trilhas de voz, samples e loops de bateria/efeito. Em um show sofisticado e profissional, o técnico de som não sai em momento algum da mesa de som e normalmente trabalha com um assistente que observa o show e mantém uma comunicação com a equipe da banda o tempo todo para monitorar as condições do show e evitar problemas.

  4. 4

    Procure a ajuda de um profissional

    Se você estiver com dúvidas referentes a como operar/regular uma mesa de som, consulte um profissional de engenharia de som, técnico de som ou design de som para tirar suas dúvidas e dar dicas. Além disso, existem cursos no mercado com preço acessível para a qualificação de técnicos de som para trabalho profissional na área e assim será possível entender como regular microfone na mesa de som, guitarra, baixo e demais instrumentos.



    Boa sorte!

Comentários
blog comments powered by Disqus