» Casa » Computadores » Como reiniciar a bios

Como reiniciar a bios

Galeria
Como reiniciar a bios

Introdução
BIOS, em computação Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída). O termo é incorretamente conhecido como Basic Integrated Operating System (Sistema Operacional Básico Integrado) ou Built In Operating System (Sistema Operacional Interno). O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.
O termo apareceu pela primeira vez no sistema operacional CP/M, descrevendo a parte do sistema carregada durante a inicialização, que lidava diretamente com o hardware (máquinas CP/M normalmente tinham apenas um simples boot loader na ROM). A maioria das versões do DOS tem um arquivo chamado "IBMBIO.COM" ou "IO.SYS" que são análogos ao disco CP/M BIOS. (Veja Referência 1)
O BIOS é armazenado num chip ROM (Read-Only Memory) que pode ser do tipo Mask-ROM e PROM nas placas-mãe produzidas até o início da década de 1990, e Flash ROM (memória flash) nas placas mais recentes.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Computador com Sistema Operacional
  • Chave philips
  1. 1

    Passo-a-passo: Via Jumper
    Passo 1: Retire a tampa do gabinete, utilizando uma chave Philips.
    Passo 2: Logo após localize o jumper (geralmente vermelho) perto da bateria (em placas mães modernas é o único que se encontra na placa mãe), veja que ele faz contato em dois pinos de do lado tem um pino sobrando.
    Passo 3: Então, retire com cuidado o jumper com a mão. E coloque novamente usando os dedos sobre o pino que estava sobrando e o pino do meio. Deixando assim aquele pino que estava tendo contato com o do meio, desligado, e ligue o micro por alguns segundos.
    Passo 4: Logo após desligue o micro apertando o botão.
    Passo 5: Logo volte o jumper a sua posição normal.

  2. 2

    Passo-a-passo: Via Software
    Passo 1: Ligue o micro e aperte DEL (delete) algumas vezes para entrar no CMOS (aperte umas Três ou Quatro vezes)
    Passo 2: Em seguida, usando o teclado, navegue até a opção Load Optimezer Defaults >> Load Bios Default e tecle Enter, logo após, aperta F10 para Salvar e sair da bios, aperta Y para confirmar e depois enter.

  3. 3

    Passo-a-Passo: Retirando a bateria
    Passo 1: Retire a tampa do gabinete, em seguida, retire a bateria que esta na placa mãe por alguns segundos, deixar por uns 2 a 3 minutos sem a bateria, e depois por a bateria no lugar exatamente como ela estava .

Dicas e AVISOS
  • Atenção, enquanto o jumper estiver na posição invertida, o computador não irá ligar.
  • Nos procedimentos onde é necessário manipular a parte física do computador, importante que esteja desligado e desplugado da fonte de energia.
Comentários
blog comments powered by Disqus