» Casa » Como Remover Mofo de Madeira

Como Remover Mofo de Madeira

Galeria
mofo em madeira

Épocas de chuva e umidade são conhecidas por criarem ambientes ideais para o mofo. E o mofo aparece geralmente em madeiras, materiais que serve como fonte de alimento e ajuda-os a procriar. O mofo causa mau cheiro e, por se alimentar de madeira, acaba a corroendo. Há ainda chances de problemas respiratórios e alergias provocadas pelo mofo. Quando aparece em móveis de madeira, algumas das principais causas são o pouco arejamento e falta de iluminação natural. Se não for retirado rapidamente, pode fazer o material apodrecer. Por isso, aprenda como remover mofo de madeira.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Quando o mofo não é removido rapidamente ele acaba por corroer a madeira e diminuir suas chances de restauro. A melhor forma de combater esse problema é a prevenção, como deixar ambientes menos úmidos e limpar com frequência. Em casos de móveis já com mofo, o vinagre é o principal aliado para removê-lo. Essa solução de ácido acético é a mais eficiente para acabar com o problema. Para isso, basta misturar um pouco de vinagre branco com água morna. Em seguida, limpe os objetos contaminados com o mofo com a mistura preparada.

  2. 2

    Há outros bons métodos para eliminar mofo de madeira. Álcool em gel é uma poderosa solução para isso. Basta passar um pouco do álcool em gel numa esponja macia e esfregar com delicadeza na superfície mofada. Em seguida, passe um pano seco na superfície para retirar os excessos do álcool.

    Em casos de armários, há outra boa solução. Basta ferver aproximadamente 1 litro de vinagre branco e, assim que começar a ferver, colocar dentro do armário com a panela destampada e portas do móvel fechadas. Deixe a panela dentro do armário por aproximadamente 2 horas. Para finalizar, retire a panela e passe um pano molhado com vinagre na parte interior e exterior do móvel.

  3. 3

    Também é possível colocar pedaços de giz ou sachês de cal dentro de móveis. O móvel impermeabilizado com verniz ou pintado com esmalte sintético também oferece uma boa solução.

    Apesar de produtos como água sanitária e vinagre branco conseguirem matar o mofo, em algumas situações ele pode voltar. Para evitar que volte, é importante deixar os locais arejados e com presença de sol. Lembre de sempre abrir as janelas para retirar a umidade do ambiente e deixá-lo mais arejado. Nos dias mais quentes isso é mais fácil, mas nos dias mais frios é necessário abrir a janela ao menos uma vez por dia.

Comentários
blog comments powered by Disqus