» Dinheiro » Leis e Normas » Como renovar cnh

Como renovar cnh

Galeria
Como renovar cnh

Para todos os motoristas habilitados à dirigir no Brasil, que tenham idade entre 18 e 65 anos, a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é obrigatória e deve ser feita de 5 em 5 anos. Para os motoristas com idade maior que 65, a renovação é feita de 3 em 3 anos. Motoristas que são pegos com a CNH fora da validade recebem multa, perdem 7 pontos na carteira e ainda sofrem a apreensão do veículo. Renovar a carteira de motorista não é complicado e pode ser feito sem o auxílio do despachante, evitando gastos. Saiba como fazer você mesmo a sua renovação da CNH.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O primeiro passo a ser dado para a renovação da CNH é acessar o site do Detran do seu estado e verificar se há algum procedimento específico. O Detran de SP exige que o requerente da renovação da CNH faça um pré-cadastro no site (http://www.e-cnhsp.sp.gov.br/) antes da entrega dos documentos. Basta preencher o formulário específico e enviar. Será gerado um número de protocolo e você saberá a data e horário para comparecer ao posto de atendimento. Para saber sobre procedimentos dos demais estados acesse este site com telefones dos Detrans de cada estado (http://carros.uol.com.br/servicos/detrans.jhtm)

  2. 2

    Junte seus documentos como: Carteira Nacional de Habilitação (original), Carteira de Identidade (cópia e original), Cadastro de Pessoa Física (cópia e original) e Comprovante de Endereço. O Comprovante pode estar no nome dos filhos, pais ou cônjuges, mas pedem comprovação mediante apresentação da certidão de nascimento ou casamento do titular do comprovante e o RG.

  3. 3

    Leve todos os documentos ao Posto de Atendimento do Detran no dia e hora marcados no momento do pré-cadastro feito no site do Detran. Lá você fará a coleta das impressões digitais e será tirada a nova foto da sua carteira de motorista.

  4. 4

    Você será encaminhado para uma clínica médica, com credenciamento junto ao Detran, para realizar os exames médicos necessários. Se você utiliza a sua carteira de motorista para trabalhar, deverá fazer o exame psicológico também. Lá você realizará aqueles mesmos exames para saber se você está apto à dirigir, dentro das normas estabelecidas pelo Detran.

  5. 5

    Vá a uma agência bancária, portando o seu CPF, e diga que quer pagar a taxa referente a renovação da CNH. Ao efetuar o pagamento, você receberá um comprovante, que deverá ser anexado aos documentos que você juntou anteriormente. Leve todos esses documentos ao posto do Detran. Pronto! Você receberá um número de protocolo com a data e horário que deverá retornar para buscar a sua habilitação.

Dicas e AVISOS
  • Não atrase no dia do atendimento no Detran, senão você poderá entrar com outro pedido de atendimento somente 7 dias depois.
  • Este passo-a-passo foi feito em relação aos procedimentos do Detran de SP, pode haver variação de estado para estado. Consulte o Detran do seu estado antes de efetuar os procedimentos.
Comentários
blog comments powered by Disqus