» Tecnologia » Software » Como representar horas

Como representar horas

Galeria
Como representar horas

Tão importante quanto entender a representação das horas é conhecer o conceito, objetivo e aplicação. A história revela que as horas foram definidas por cavilações muito antigas, tendo como referência de contagem, o nascer e o pôr-do-sol. A matemática veio para revolucionar esse método de contagem, quando aplicou o sistema de numeração duodecimal que inicialmente dividiu o tempo utilizando doze avos como parâmetro. Surgia assim, a maneira pela qual os dias eram contados e a partir daí o planejamento de toda atividade humana com o advento de ferramentas importantes como o calendário. A seguir, abordaremos algumas representações importantes das horas.

Instruções
  1. 1

    Não encontramos no Sistema Internacional de Unidades (SI) uma definição para horas, mas por convenção, a principal representação desta importante unidade de tempo é o símbolo “h”. Consideramos os minutos, segundos, milésimos de segundos como sendo desdobramentos desta unidade. Assim sendo, por regra geral, a matemática define que uma hora equivale a 60 minutos ou 3600 segundos e esta mesma ciência, também ensina que o formato das horas pode ser representado entre dois pontos. Lembrando que a resolução discursiva de questões matemáticas também permitem a utilização de apas na representação de minutos e segundos. exemplo: 20’55”ou seja vite minutos e 55 segundos.

  2. 2

    Quanto à grafia, nossa língua portuguesa admite a utilização do mesmo símbolo “h” para abreviação das horas, “min” para representar minutos. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a forma mais adequada de representação das horas é a utilização de um espaço entre os números e os símbolos definidos pela matemática, por exemplo: “5 h 47 min 19 s”. Observa-se muitas mudanças quanto a abordagem do tempo ao longo da história, como por exemplo diferentes calendários adotados por diversas sociedades. O que nunca mudou foi o sistema de numeração, que prevalece como sendo duodecimal.

  3. 3

    De um modo geral, a representação das horas é relevante para efeito de cálculo, que para ser preciso, deve obeder a base comum da medida, ou seja, a conversão de horas, minutos e segundos. A transformação de segundos em minutos deve obedecer a divisão por sessenta. Exemplo: 480 segundos equivalem a 8 minutos, já que 480 / 60 = 8. De igual modo, a conversão de minutos em horas deve ser dividida por sessenta, logo, 540 minutos são 9 horas, uma vez que 540 / 60 = 9. Atualmente o mercado tem duas formas de representação das horas: a analógica e a digital, mas remotamente, utilizava-se a ampulheta como objeto de medida do tempo.

Comentários
blog comments powered by Disqus