» Casa » Computadores » Como resfriar o notebook

Como resfriar o notebook

Galeria
Como resfriar o notebook

Por vezes o notebook começa a sobreaquecer. Sentimos isso quando trocamos na zona junto do processador e também no seu desempenho. De fato, o computador vai ficando mais lento, tem problemas mais vezes e não desempenha determinadas tarefas como devia. Tudo isso se resolve com um arejamento e resfriamento suficiente e eficiente. Seja por limpeza de material, a sua troca, ou mais atenção na hora de adquirir o seu notebook, existem várias coisas que poderá fazer. Nesse artigo lhe daremos algumas ideias de como promover o resfriamento do seu notebook.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Renove a pasta térmica. Dependendo do material de que ela é feita, terá uma determinada validade. Verifique com o fabricante, qual a validade da mesma e se informe sobre quais os materiais mais duradouros e eficazes na refrigeração. De qualquer modo, se o seu notebook não está resfriando como deveria, poderá ser hora de trocar a pasta térmica, mesmo que ainda não tenha passado o seu prazo.

  2. 2

    Verifique a marca e capacidades do seu processador. Alguns não aguentam determinados tipos de atividades, como jogos muito grandes, com gráficos muito realistas ou carregamento de páginas da internet muito pesadas e acabam aquecendo demais, uma vez que o sistema de refrigeração não consegue acompanhar o sobreaquecimento do notebook.

  3. 3

    Verifique o cooler do seu notebook. Se a ventoinha refrigeradora estiver suja ou danificada, o notebook não resfriará devidamente. Muitas vezes a ventoinha dá sinal desses problemas, fazendo barulho excessivo ao trabalhar, ou parando completamente. Nesse caso, limpe-a e verifique que todos os fios da mesma estão corretamente ligados.

  4. 4

    Adquira uma placa de cooler adicional para o seu notebook. Ela se coloca debaixo do notebook, e é composta por uma ou mais ventoinhas que o refrigeram, sendo que você pode alterar a potência com que a placa trabalha. Se quiser optar por uma solução mais barata, tem como alternativa uns pés que são utilizados para colocar debaixo do notebook, para que a ventoinha dele mesmo possa funcionar com maior facilidade, refrigerando devidamente.

  5. 5

    Ao adquirir o seu notebook, verifique também o material externo e a sua composição. Se for plástico, tem tendência a aquecer mais rapidamente. Existem revestimentos de alumínio (escovado ou não), que permitem um melhor resfriamento, uma vez que distribuem melhor o calor por todo o equipamento, ao contrário do plástico, em que o calor se concentra no local em que é gerado. Se o calor estiver distribuido mais facilmente será dissipado pela ventoinha e restante sistema de refrigeração do seu notebook.

Comentários
blog comments powered by Disqus