» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como restaurar móveis antigos

Como restaurar móveis antigos

Galeria
Como restaurar móveis antigos

Atualmente a tecnologia está presente em tudo, até mesmo nos móveis, porém ainda assim há quem prefira conservar ou adquirir móveis antigos em seu lar.

Normalmente esses móveis são bem charmosos e fazem uma bela decoração em qualquer ambiente.

Mas não é porque os móveis antigos são charmosos que eles precisam ser conservados em mau estado, muito pelo contrário, fazer uma boa reforma pode deixá-los ainda mais bonitos. E, fazendo alguma alteração, ele tenha um pouco mais da sua personalidade.

Confira abaixo como restaurar móveis antigos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Verniz
  • Lixa
  • Madeira
  • Martelo
  • Pegadores
  • Produto anti-cupim
  1. 1

    Forre um local com bastante espaço e coloque o seu móvel. Com a lixa de madeira comece a retirar toda a tinta original até que chegue na ‘’casca’’, sem nenhum resquício de tinta.

    Se o móvel estiver com problemas como pequenos furos ou a falta de pegadores, como normalmente acontece com armários antigos, conserte pregando retalhos de madeira bem finos nesses lugares.

    Se a falha for na madeira como arranhões profundos que não possam ser alisados com a lixa, use uma massa encontrada em lojas de restauração ou então pode ser aquela usada na colocação de vidros.



  2. 2

    Para colocar os pegadores no móvel use uma ferramenta para perfurar os locais e parafusá-los de modo que eles fiquem bem firmes. Estes pegadores podem ser comprados em qualquer loja de construção ou de restauração de móveis.

    Em seguida, lixe novamente o móvel para retirar qualquer impureza ou sujeira que possa estar presente na madeira.

    Antes de começar a pintar é indicado aplicar um produto anti-cupim no móvel para que ele não seja atacado por estes insetos.

  3. 3

    Após este processo é hora de começar a pintar o móvel. Você pode utilizar a mesma cor ou então inovar e pintá-lo de outra cor para dar um toque da sua personalidade neste objeto.

    Depois de concluir a pintura, deixe o móvel secando por aproximadamente um dia em um local bem arejado.

    Depois do processo de secagem é preciso envernizar o móvel para que ele fique brilhoso e possa ser conservado por muito mais tempo. Aplique o verniz e deixe-o secando por mais um dia sem mexer em nada.

    Este mesmo procedimento pode ser repetido em qualquer móvel antigo, basta usar a criatividade para deixá-lo completamente reformado e em bom estado, garantindo o charme da decoração da sua casa.

Dicas e AVISOS
  • Ao fazer um conserto no móvel bata o martelo com cuidado para não arrancar pedaços da madeira.
  • Não mexa no móvel enquanto ele estiver secando.
Comentários
blog comments powered by Disqus