» Tecnologia » Como Restaurar o Computador

Como Restaurar o Computador

Galeria
Como restaurar o computador: muitos componentes podem apresentar problemas

Geralmente, falhas de hardware ou software acontecem de maneira inesperada e deixam os usuários em pânico. Esta reação é plenamente explicável, já que informações importantes e inestimáveis podem se perder juntamente com os arquivos. Fato é que, às vezes, para se chegar à origem do problema, muito tempo será despendido em busca de soluções ou durante a realização de testes. Afinal, dentre outros motivos, a causa pode estar atrelada ao disco rígido, à memória RAM ou a arquivos corrompidos do sistema operacional. Felizmente, na maior parte das vezes é possível recuperar a máquina sem de efetuar grandes gastos para isso.

Dificuldade
Difícil
Instruções
  1. 1

    Teste os pents de memória RAM. Em se tratando de hardware, a primeira causa provável de um computador desktop apresentar lentidão, travamentos ou, simplesmente, reinicialização automática do sistema se deve às memórias RAM. Além do próprio Windows, existem programas que realizam testes aprofundados sobre o funcionamento das memórias RAM. Um dos melhores é o Memtest. Antes de mexer no hardware é aconselhável “rodar” esse software. Para constatar se o problema está vinculado a esse drive, será necessário ter, ao menos 2 pents de memória ou segundo computador. Caso tenha apenas 1 memória instalada, retire-a do slot e a insira no segundo. Se o resultado for negativo, deve-se colocar outro pent para ser testado no mesmo computador ou testar a suposta memória defeituosa em outro PC.

  2. 2

    Teste o disco rígido. O HD também costuma apresentar os mesmo sintomas anteriormente citados. Da mesma forma que as memórias RAM, há programas disponíveis gratuitamente e que realizam um exame minucioso sobre cada área do drive a fim de identificar possíveis defeitos. Apesar de a oferta de software ser vasta, o primeiro teste deve ser concretizado pelo aplicativo disponibilizado pelo mesmo fabricante. Para fazer um comparativo de análises, é recomendado o uso de um segundo software de teste, que pode ser o HDD Regenerator, por exemplo. Contudo, ele é incompatível com os sistemas Windows 7 e 8, os mais recentes da Microsoft. Por outro lado, funciona perfeitamente no Windows XP.

  3. 3

    Por fim, o transtorno pode não ser nem memória RAM, nem HD e sim o sistema operacional. A ausência de arquivos vitais para o pleno funcionamento da máquina pode ser o resultado da ação de algum malware. Assim, prossiga com o escaneamento completo do PC com um bom antivírus. Caso o computador não esteja nem iniciando o sistema, não haverá outra alternativa que não copiar os arquivos de “boot” do OS presente em outro PC para chegar à tela da área de trabalho do primeiro. No entanto, tela azul após ligar o dispositivo indica que o sistema está muito instável. Desse modo, o melhor é fazer um backup de todos os documentos antes que novos testes sejam levados adiante.
    No Windows 7, ainda existe uma alternativa. Na tela do "prompt" digite sfc/scannow e aguarde o escaneamento. Ao término, o sistema tentará recuperar quais arquivos que estejam deteriorados.

Comentários
blog comments powered by Disqus