» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar mancha de maionese da roupa

Como retirar mancha de maionese da roupa

Galeria
Como retirar mancha de maionese da roupa

A maionese é um condimento delicioso que se acrescenta a tudo, desde sanduíches a batatas fritas. No entanto, quando mancha a sua roupa ela ‘perde o sabor’! Siga estas dicas de remoção de manchas para eliminar a maionese dos seus tecidos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de tudo, raspe cuidadosamente para remover qualquer excesso.

  2. 2

    Use uma esponja, movendo-a de fora para o centro da mancha.

  3. 3

    Aplique um removedor sobre a mancha e cubra com um pano absorvente umedecido com removedor. Deixe descansar enquanto a mancha é removida.

  4. 4

    Troque de esponja quando ela absorver a mancha.

  5. 5

    Mantenha a mancha e a esponja umedecidas com o removedor. Se a mancha persistir, use um produto próprio (siga as indicações do rótulo; cuidado!, alguns não são bons para usar em lã ou seda).

  6. 6

    Deixe atuar por 30 minutos.

  7. 7

    Não esqueça de evitar a propagação da mancha na área molhada.

  8. 8

    Finalmente, lave normalmente a área e deixe secar ao sol.

  9. 9

    Em carpetes, coloque uma almofada limpa e seca sobre a área e mantenha-a em absorção. Quando não houver mais para ser absorvido, deixe que a área seque ao ar.

  10. 10

    Geralmente, na maior parte dos tecidos e fibras, quando derramar maionese sobre eles, raspe para remover o excesso tanto quanto possível.

  11. 11

    Aplique um removedor líquido e espalhe-o levemente no tecido apenas sobre a mancha.

  12. 12

    Enxague abundantemente com água e lave. Se a lavagem tiver de esperar e não houver qualquer vestígio de mancha restante, tente aplicar uma pasta feita com água e um produto à base de enzima (siga as instruções no rótulo).

  13. 13

    Deixe a mistura actuar por algum tempo e mantenha o tecido úmido.

  14. 14

    Lave bem a área para remover todos os vestígios das enzimas.

  15. 15

    Deixe secar e lave novamente o mais rápido possível.

  16. 16

    Remova manchas de maionese de materiais plásticos, de alumínio, ferro, pratas ou ouro, limpando com água morna e sabão o mais rapidamente possível, utilizando um pano limpo ou uma esponja. Enxague bem com água limpa e deixe secar.

  17. 17

    Se a sua mancha estiver na sua pedra mármore ou numa peça de granito por exemplo, retire o excesso e limpe com um pano embebido em uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água morna.

  18. 18

    Se a maionese cair no seu casaco de couro ou peça de camurça, misture uma solução de sabão neutro em água morna. Esfregue para criar um grande volume de espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja. Seque com um pano limpo. No couro, após este tratamento, aplique um condicionador/hidratante para a pele.

  19. 19

    Caso suje o seu papel de parede com maionese, limpe imediatamente com um pano úmido ou esponja umedecida com água limpa e fresca. Use um pano limpo e seco para que a secagem seja delicada. Tenha em atenção a fragilidade deste tipo de revestimento de parede.

  20. 20

    Se a superfície atingida for de madeira limpe-a com um pano embebido em água morna com sabão. Enxague com pano úmido e limpo, seque, e faça um tratamento com cera para móveis ou com o produto que habitualmente usa na manutenção do seu mobiliário.

  21. 21

    Concluindo, as manchas de maionese podem ser um incomodo muito desagradável. Use estas dicas de remoção de manchas para que as suas roupas ou as superfícies de sua casa estejam sempre fantásticas.

Comentários
blog comments powered by Disqus