» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar manchas das bocas do fogão

Como retirar manchas das bocas do fogão

Galeria
Como retirar manchas das bocas do fogão

Cozinha é uma área de trabalho da casa, é o cômodo em que se passa um bom tempo para o preparo das refeições e por isso, assim como todos os demais ambientes da casa é importante que esteja limpo e agradável para proporcionar bem-estar durante o tempo em que se fica nela.
Devido à utilização que envolve todos os tipos de preparo, como frituras, cozimentos e assados, o fogão deve ser limpo diariamente para não acumular resíduos dos alimentos que por mais cuidado que se tenha, sempre escorre ou pinga um caldo ou algumas gotas de gordura. Embora se remova o excesso e, nem sempre é possível uma faxina diária no fogão, as bocas tendem a escurecer com o uso, o que pode ser também pelo tipo e qualidade de combustível utilizado (gás).
Devido às tarefas diárias que atualmente exigem agilidade e rapidez, utensílios como as bocas do fogão vão ficando para depois e despertam atenção ou quando apresentam problemas, mas para que o fogão não ofereça riscos, pois quando não há devida manutenção e ainda se possa economizar no uso do gás, é necessário uma limpeza mais profunda, no entanto, vamos focar na remoção das manchas das bocas do fogão.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para retirar as tampas das bocas do fogão, primeiro feche a válvula da entrada de gás, depois, lave as tampinhas com detergente esfregando com uma palha de aço que não arranhe. Em seguida, prepare uma solução da seguinte forma: pegue uma bacia plástica (pode ser rasa), coloque um pouco de vinagre e ponha as tampinhas viradas para baixo deixando de molho. Enquanto isso, limpe o fogão e lave as grelhas. Se o fogão for esmaltado, não utilize palha de aço para a limpeza, pode descascar ou remover a tintura, se for um fogão inox, use apenas esponja com detergente.
    Após 10 minutos de molho das tampinhas, retire do vinagre e esfregue todas as tampinhas com palha de aço (não é preciso empregar excesso de força), depois enxágue e seque bem.

Dicas e AVISOS
  • Não utilize álcool nem produtos inflamáveis na limpeza do fogão.
Comentários
blog comments powered by Disqus