» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar manchas de almofadas

Como retirar manchas de almofadas

Galeria
Como retirar manchas de almofadas

As almofadas de cama mais comuns são de penas, espuma e tecidos sintéticos, pelo que os materiais associados e as etapas a seguir para remover as manchas são listados de acordo com cada tipo de travesseiro. Siga os passos seguintes para melhores resultados com a sua almofada:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Se a sua almofada for de espuma, comece por usar o aspirador e aspire-a bem.

  2. 2

    Misture uma tampa de detergente sem lixívia com água num pulverizador.

  3. 3

    Se estiver a proceder à limpeza do travesseiro no exterior, coloque-o sobre uma lona limpa junto a uma torneira/mangueira. Se a lavagem for no interior, faça-a na sua banheira. Pulverize agora todo o travesseiro com a mistura feita previamente no pulverizador. Deixe atuar durante cerca de trinta minutos.

  4. 4

    Após esses trinta minutos, passe água corrente lentamente sobre o travesseiro, se possível pulverizando. Depois, aperte bem o travesseiro para que saia a água que se possa entretanto ter acumulado. Não torça, pois pode rasgar a espuma da almofada.

  5. 5

    Substitua a mistura de detergente e água do pulverizador por uma outra feita de quatro partes de água e uma parte de vinagre. Pulverize novamente todo o travesseiro com esta solução. Depois, enxague e esprema novamente para retirar o excesso de água o máximo possível. Devido à sua densidade, não deve haver muita água embebida na espuma.

  6. 6

    Finalmente, a secagem. O melhor método de secagem é permitir que o travesseiro seque pendurado ao sol. Para acelerar o processo, você pode usar um ventilador ou um secador de cabelo definido na configuração mais baixa de emissão de calor.

  7. 7

    Se a sua almofada for de penas verifique primeiro o estado de sua fronha. Se tiver rasgos ou áreas de tecido fino, estes terão de ser reparados antes de começar o processo de lavagem. Este é um passo necessário para evitar a perda de penas.

  8. 8

    Coloque, pelo menos, dois travesseiros em um carregamento de máquina de lavar para manter o ciclo equilibrado. Se você não tem dois travesseiros, ponha uma toalha para compensar o travesseiro único. Adicione 1/4 xícara de detergente sem lixívia e configure a máquina para o ciclo suave. Adicione uma segunda secagem no programa. Vigie visualmente o ciclo de lavagem para garantir que o travesseiro não rasgou.

  9. 9

    Logo que o ciclo de lavagem termine, coloque os travesseiros na secadora junto com um sapato de tênis limpo ou bolas de tênis numa meia. Estes irão ajudar o travesseiro a recuperar a sua característica fofa durante a secagem. Defina o programa para a configuração normal para algodão. Pare a secagem uma ou duas vezes durante o tempo do programa para tirar o travesseiro e sinta-o nas suas mãos. Verifique o estado das penas e se há aquecimento excessivo na secagem.

  10. 10

    Se a sua almofada for sintética, o melhor é aproveitar a lavagem e lavar mais travesseiros de cada vez.

  11. 11

    Adicione 1/4 xícara de detergente na máquina e programe o ciclo "gentil", mas apenas permita que ele apenas agite durante 5 a 6 minutos. Interrompa o ciclo e configure o aparelho para o modo de lecagem e 'spin' (giro). Após o primeiro giro verifique a umidade do travesseiro. Ele pode precisar de um segundo giro, se estiver ainda muito molhada.

  12. 12

    E, finalmente, a secagem. Defina a secadora para a configuração de calor mais baixo, e coloque igualmente um sapato de tênis novo e umas bolas de tênis numa meia para ajudar o travessiero a recuperar a sua característica fofa. Retire as almofadas assim que estiverem secos.

Comentários
blog comments powered by Disqus