» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar manchas de molho da roupa

Como retirar manchas de molho da roupa

Galeria
Como retirar manchas de molho da roupa

Pode tratar-se de molho do espaguete do jantar, ou uma bebida saudável no café da manhã, manchas de tomate ou outras que além da marca, deixam mau odor. Pode agora conseguir ver-se livre dessas manchas apenas seguindo alguns simples e práticos passos. E tudo isso de forma simples e prática, mesmo com produtos que já tem em casa, ou outros naturais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece por remover o máximo do molho (de tomate) tanto quanto possível a partir do tecido. Utilize uma colher ou uma faca de cozinha para fazer isso. Isso não vai danificar o seu vestuário, mas permitirá que todo o excesso da mancha saia.
    Faça um pré-tratamento da mancha com detergente líquido, quase sem esfregar, como se estivesse apenas a revestir a mancha, e deixe descansar por alguns minutos.
    Passe água fria através da parte traseira da mancha o mais rápido possível. Isto irá forçar as costas da mancha para fora e através do tecido. Não o faça pela frente da mancha, pois irá fazer com que o molho da mancha penetre ainda mais nas fibras de tecido da roupa.
    Esfregue com um detergente líquido na parte manchada do tecido. Faça-o em movimentos circulares, partindo da parte de fora da mancha para o seu interior. Se a sua peça de roupa for branca, aplique um agente leve de branqueamento. Alguns desses agentes incluem peróxido de hidrogênio ou vinagre branco. Então, utilize uma esponja e aplique-o. Você também pode usar suco de limão nos tecidos brancos. Enxagüe bem.
    Repita toda a operação com detergente seguido de agente de branqueamento até que a mancha desapareça. No final, segure a peça de roupa contra a luz para ter certeza que está totalmente removida.
    Aplique, então, um produto removedor de manchas, em gel ou spray. Deixe actuar por pelo menos 5 minutos. Depois, lave normalmente com detergente. Antes da secagem, verifique que a mancha de facto já não existe.
    Se por acaso ainda permanecer, esfregue detergente directamente na mancha. Em seguida, mergulhe em água morna por 30 minutos.D epois, lave novamente, usando água filtrada ou adicionada de um componente com cloro (lexívia) se for seguro para o tecido. Enxagüe bem.
    Numa atitude mais prática e rápida, pode usar o detergente lava-louças líquido com um cubo de gelo, passando levemente na mancha. Em seguida, eliminá-la-á com vinagre branco. No entanto, se a mancha deixar vestígios, pode embebê-la em sabão própria para tecidos e deixá-la umedecida secando ao sol.

Comentários
blog comments powered by Disqus