» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar manchas de óleo da roupa

Como retirar manchas de óleo da roupa

Galeria
Como retirar manchas de óleo da roupa

As manchas oleosas devem ser pré-tratadas com um solvente de produtos baseados em remoção de manchas, em gel ou líquido (spray). Se você não tiver um um produto para este tratamento à base de solvente, aplique um detergente líquido próprio para a mancha e esfregue bem, mas sem danificar o tecido. Aplique um material absorvente como pó de talco ou amido de milho para a área afetada e, em seguida, escove.
Após o pré-tratamento, então: 1- lave a roupa como de costume em água mais quente apropriada ao tecido usando a quantidade recomendada de detergente para uma carga regular. 2- verifique a roupa antes da secagem e repita o tratamento se necessário. 3- Não coloque uma roupa manchada de óleo no secador. O calor elevado irá definir e dar maior profundidade à mancha e torná-la-á muito mais difícil de remover. 4- Se a roupa estiver seca e limpa apenas, aponte e identifique a mancha. Se você estiver usando um kit caseiro de limpeza a seco, não se esqueça de tratar a mancha com o removedor de manchas antes de colocar a roupa a secar.
No entanto, pode ainda: 1- Virar a mancha para baixo e tente absorver o produto com toalhas de papel. Substitua as toalhas de papel à medida que elas absorvem a mancha. 2- Pulverizar com um produto próprio de pré-tratamento profissional. 3-
Lavar em água mais quente desde que seja seguro para a qualidade do tecido e, 5- Secar, finalmente, ao ar.
Se não resultar, tente o seguinte: 1- pegue o tecido manchado e estenda-o numa superfície plana e segura. 2- Agora, polvilhe boa quantidade de pó de talco ou maisena sobre a mancha.
3- Permitir que o pó permaneça na mancha por algumas horas ou mesmo durante a noite.
4- Após esse tempo retire o excesso de pó. No caso de você encontrar resíduos de matéria oleosa sobre o tecido, esfregue-o e despeje o pó, mais uma vez e deixe o tecido descansar.
5- Depois proceda a uma lavagem normal, como sempre faz habitualmente. 6- No caso de a mancha de óleo ainda persistir, você pode esfregar álcool sobre ela e eliminá-la de vez! Lembre-se que o álcool também pode afetar a cor do seu tecido, por isso é melhor testá-lo em um local discreto antes de usar.
E pronto, isso deverá ser suficiente para recuperar a ‘boa forma’ da sua peça de roupa!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • pó de talco
  • pulverizador
  • alcool
  1. 1

    Produtos comerciais projetados para remover o óleo das roupas têm inundado os mercados, mas geralmente esses produtos não dão resultados satisfatórios e, por vezes, temos medo de usá-los pois contêm produtos químicos que podem danificar a sua roupa delicada. Deixe essas preocupações de lado porque a remoção de manchas nunca foi tão simples como agora. Quer se trate de óleo de cozinha, marca de óleo automóvel ou lubrificantes, quanto mais cedo você lidar com uma mancha gordurosa, melhor o resultado.

Comentários
blog comments powered by Disqus