» Casa » Manutenção Doméstica » Como retirar manchas de tintas da roupa

Como retirar manchas de tintas da roupa

Galeria
Como retirar manchas de tintas da roupa

Derramar tinta em sua roupa ou em outros tecidos não tem que arruiná-los definitivamente. Quando esses acidentes acontecem o melhor é atuar tão rapidamente quanto possível. As manchas de tinta podem ser removidas das roupas e outros como cortinas, cobertores, tapetes e estofos. Aqui está como você pode remover manchas de tinta que são à base de óleo e à base de água.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Raspe o excesso de tinta. Utilize um objeto doméstico que melhor lhe sirva para o efeito, sem que tal movimento estrague o tecido.

  2. 2

    Leia a etiqueta do seu tecido. Em alguns casos, a melhor maneira de remover a mancha de tinta pode não ser a ideal para o seu tipo de tecido. Utilize qualquer produto que deseja utilizar numa parte escondida da peça para verificar o resultado antes.

  3. 3

    Proceda ao tratamento na parte de trás do tecido e lave vigorosamente a mancha em água corrente quente. Este procedimento é feito para que a mancha seja tratada 'de trás para a frente' para que não se entranhe ainda mais nas fibras da peça.

  4. 4

    Misture numa solução um pouco de detergente líquido para louça líquido para uma parte de água quente.

  5. 5

    Limpe a mancha com uma solução detergente, socando-a vigorosamente. Tenha em atenção que as secagens vigorosas devem ser bem calculadas para não prejudicar a qualidade das fibras do seu tecido.

  6. 6

    Enxague

  7. 7

    Repita os passos 4 e 5 até que a mancha desapareça.

  8. 8

    Se a mancha permanecer, tente mata-borrão com acetona (Atenção: Não utilize acetona em tecidos que contenham acetato ou triacetato.)

  9. 9

    Para remover uma mancha de tinta que é à base de óleo, siga estas instruções:
    Raspe o máximo de mancha possível. Use uma esponja limpa e seca e tente secar a tinta da mancha com uma toalha de papel. Repita isso várias vezes até que a maioria da mancha saia. Assim terá a menor quantidade de tinta possível agarrada ao seu tecido. Esfregue suavemente detergente líquido com um solvente de tinta sobre a mancha, enquanto o tecido ainda está molhado. Lave à mão em água quente e pendure-o para secar naturalmente ao sol.

  10. 10

    Para remover manchas de tinta que são à base de água, siga estas instruções: Não permita que a mancha seque. Enxague bem o tecido com água morna. Aplique um removedor de manchas enzimático com água morna. Lave o tecido de novo com água morna. Lave à mão como habitualmente com um detergente suave. Deixe secar naturalmente pendurado ao sol.

Comentários
blog comments powered by Disqus