» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como saber o numero do CPF

Como saber o numero do CPF

Galeria
Como saber o numero do CPF

O Cadastro de Pessoa Física, ou CPF é o registro individual de cada cidadão brasileiro na Receita Federal. Todos os contribuintes, ou seja, todas as pessoas que pagam impostos, além de estrangeiros que tenham negócios no país devem portar esse documento, que é necessário para a realização da maioria das operações financeiras, como por exemplo, abrir uma conta em um banco ou contratar algum serviço via telefone.

Cada CPF é único e não pode ser transferido, em caso de perda do cartão ou emissão de uma segunda via o número não será alterado.

O número do CPF tem sido cada vez mais solicitado no dia-a-dia dos brasileiros, ultimamente sendo tão importante quanto a carteira de identidade em algumas situações.


Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para saber o número do seu CPF, o contribuinte (também chamado de pessoa física) deve ter iniciado o processo de solicitação de inscrição. Não é possível saber o número do CPF apenas pelo nome, porém é possível pesquisar o nome de uma pessoa pelo número do seu CPF.

  2. 2

    Para solicitar a inscrição no CPF, a pessoa maior de 16 anos pode procurar as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou postos dos Correios, onde será cobrada uma taxa de R$ 5,70 . Caso ainda não tenha 16 anos de idade, o responsável legal deve acompanhá-la, e é ele quem deve fazer o registro nesses locais. A inscrição também pode ser feita online no site da Receita Federal, onde deverá preencher cuidadosamente um formulário eletrônico, lembrando que nesse caso o solicitante obrigatoriamente deve ter título eleitoral.

    Lista de documentos que devem ser apresentados para inscrição nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou nos Postos dos Correios:

    Se a pessoa for maior de 16 anos, deve apresentar carteira de identidade, título de eleitor e algum documento que comprove que está em dia com o alistamento militar, ou seja, se foi dispensado ou não.

    Caso a pessoa seja menor de 16 anos, no ato da inscrição, o responsável deverá apresentar algum documento que comprove a guarda do menor, ou documento de identificação dos pais.

  3. 3

    Uma vez feita a inscrição, o número do CPF estará disponível para consulta em até 48 horas no próprio site da Receita Federal. Para ver o andamento do pedido, basta clicar em "cidadão" e depois em "consulta andamento de pedido de CPF". Se a solicitação foi feita em uma loja franqueada dos Correios, o prazo médio é de 15 dias.

Dicas e AVISOS
  • Se optar por fazer a solicitação online, tenha em mãos sua identidade, título de eleitor e um conta de água ou luz. Assim, você agilizará o processo.
Comentários
blog comments powered by Disqus