» Dinheiro » Leis e Normas » Como saber o numero do pis

Como saber o numero do pis

Galeria
Como saber o numero do pis

O PIS, Programa de Integração Social, e o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, são contribuições sociais de carater tributário feitas por pessoas jurídicas, com o intuito de financiar o seguro desemprego, o abono e a participação nas receitas das entidades e órgãos, quer sejam públicos quer sejam privados, para os trabalhadores.
O PIS é um número de onze dígitos cadastrado pelo Documento de Cadastro do Trabalhador e pelo Cartão do CNPJ, que tem por objetivo garantir a segurança do FGTS e a gerência do Programa de Integração que, além de ser um banco de dados que contabiliza o tempo que o cidadão brasileiro está cadastrado, é um programa de complementação da renda, em que o seu saque é permitido em caso de doenças graves, de aposentadoria, de morte ou de abono salarial. Neste último caso, é necessário que o cidadão esteja cadastrado há pelo menos 5 anos, tenha trabalhado formalmente por 30 dias e uma média salarial igual ou inferior á soma de dois salários mínimos nacionais.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O PIS e o PASEP são programas de transferência e foram criados com a finalidade de desenvolver a integração do trabalhador, quer seja no mercado de trabalho quer seja no quotidiano, e de expandir as empresas, distribuindo de forma mais equitativa a renda nacional.
    Hoje em dia as rendas do PASEP, destinados aos trabalhadores do setor público, são pagas através do Banco do Brasil e os abonos do PIS, destinados exclusivamente para os funcionários do setor privado, são pagos através da Caixa Econômica Federal.
    O número do PIS, além de ser comprovante da sua inscrição neste programa, serve de igual modo para receber os devidos pagamentos associados.
    O primeiro arrecadador de renda nacional do PIS foi a Caixa Econômica Federal, que tinha 4 modalidades de cobrança:
    1. O PIS sobre o faturamento.
    2. O PIS sobre as prestações de serviços.
    3. O PIS repique.
    4. O PIS sobre a folha de pagamentos.

  2. 2

    No caso de você ainda não estar cadastrado acesse o site da Caixa Econômica Federal, o http://www.caixa.gov.br/, e no campo destinado a senha digite a sua senha e faça o seu cadastramento. Após ser validado o seu cadastramento você irá obter todas as informações necessárias, assim como o seu número PIS e até o valor do seu abono salarial.

    Para o caso de você já ser cadastrado basta que digite o seu NIS, Número de Identificação Social, junto com a sua senha e clique em “Serviço ao Cidadão”.

  3. 3

    Outra maneira simples de você saber o seu número PIS ou PASEP é acessando o site da Previdência Social, o http://www.previdenciasocial.gov.br/, e preencher corretamente o formulário apresentado no site, como se estivesse pedindo um novo número de NIT. Em seguida ser-lhe-á dito os seus números PIS, PASEP e NIT.

Comentários
blog comments powered by Disqus