» Saúde » Boa Forma » Como saber o peso ideal

Como saber o peso ideal

Galeria
Como saber o peso ideal

Não somente as mulheres, mas toda pessoa uma hora ou outra fica preocupada com alguns quilinhos indesejáveis que teimam em aparecer. Quando se está acima do peso é importante que consiga regular para que não tenha nada mais grave. O recomendado antes de começar uma dieta é que se meça o seu IMC (Índice de Massa Corporal) e descobrir o seu peso ideal.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ao calcular o seu IMC (índice de massa corporal) você descobre quantos quilos precisa perder até chegar ao ideal.
    Primeiramente é de extrema valia saber que a faixa de peso ideal pode ser descoberta através de seu porte e estatura. Assim, pode utilizar os valores de peso ideal para ter uma ideia se está acima ou abaixo do seu peso ideal.
    O cálculo é feito mediante uma aplicação sugerida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), onde é estabelecido uma relação entre peso e altura ideal para diferentes pessoas, de diferentes alturas e sexo.
    Quer saber como pode ser feito esse cálculo? É bem simples. Pegue seu peso e altura. Divida o seu peso pela altura, logo chegará a um número. Se for menos que 18.5 significa que você está abaixo do peso; igual ou meno a 24.4 está tudo normal; se for acima de 30, você pode estar sendo vítima de obesidade.
    Com esse teste do IMC você pode ter uma ideia do que pode fazer para melhorar a condição física e se cuidar para não ter futuramente problemas com o seu peso.


  2. 2

    Outra maneira de identificar se precisa ou não perder peso é com a proporção cintura-quadril, sendo considerada mais precisa que a do IMC.
    Para isso, meça sua cintura na altura do umbigo. Depois, tire a medida dos quadris no ponto mais largo.que é em volta do bumbum. Agora divida o primeiro valor pelo segundo.
    Existe outra maneira para descobrir se precisa perder peso, e é feita com a porcentagem de gordura corporal. É considerado o método mais eficiente, uma vez que não considera somente o peso mas também a quantidade que ele corresponde à gordura. Mas é método mais díficil de ser usado por pessoas comuns, porque é necessário o uso de aparelhos específicos. Dessa forma, vá a alguma academia e solocite a ajuda de um profissional que posso lhe ajudar neste sentido.
    A última recomendação é para que, caso seja identificado que está com sobrepeso, que você não saia fazendo a primeira dieta que prometa fazer milagres.
    Busque ajuda com um profissional, médico ou nutricionista, para que seja elaborada uma dieta de acordo com nutrientes diários necessários para a sua saúde. Pois de nada adianta alcançar o seu peso ideal se para isso você coloca em risco a sua saúde.

  3. 3

    Uma boa dica para quem deseja ficar em forma é frequentar academias, fazer exercícos atrelados com alguma dieta recomendada por um profissional.
    Importante lembrar que muitas pessoas sofrem de doenças que facilitam o aumento de peso, por essa razão precisam de um certo cuidado diferenciado.
    A fim de evitar problemas futuros aconselha-se que procure um um médico e faça exames gerais para saber como está a sua saúde. A busca para saber o pesoa ideal pode ser alcançada com exercícios, dieta regular ou a reeducação alimentar.
    Agora que já aprendeu como se faz o cálculo do seu peso ideal, procure manter-se sempre em forma. Se exercite, caminhe, corra, pratique algum esporte e sinta-se em paz com você mesmo.

Comentários
blog comments powered by Disqus