» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como saber o que dizer em uma entrevista de emprego

Como saber o que dizer em uma entrevista de emprego

Galeria
Como saber o que dizer em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego, por definição, é uma conversa entre o empregador ou representante do empregador e o candidato ao emprego.
É a ocasião, que pode ser única, de demonstrar que se é o candidato ideal para a vaga.
Esse diálogo é essencialmente de caráter verbal, mas os gestos, as expressões, a própria aparência dos interlocutores e o seu comportamento constituem formas de comunicação que enfatizam, modificam ou acrescentam algo ao significado das palavras proferidas.
Antes de comparecer à entrevista, o candidato deve preparar-se cuidadosamente, obtendo o maior número de informação possível sobre a empresa e a função a que se candidata, fazer anotações sobre o que possa previsivelmente acontecer e sobre as perguntas mais frequentes. O curriculum vitae e toda a documentação solicitada devem estar prontos e atualizados. A pontualidade é essencial e a apresentação deve ser bastante cuidada. Antes de entrar para ser entrevistado o celular deve ter sido previamente desligado.
Na presença do entrevistador, a saudação deve ser acolhedora e a apresentação breve, acompanhada por um sorriso. Quando se é convidado a sentar, deve-se optar por uma postura correta e descontraída, não tensa. O olhar deve ser atento e direto, pois demonstrar interesse é imprescindível. As respostas às perguntas devem ser dadas de forma determinada e apenas contemplar a informação pedida, se possível acompanhada com exemplos praticos. Tudo aquilo que for dito fora do diálogo pergunta/resposta deve ser feito com conhecimento de causa, pois pode reforçar a imagem empenhada e motivada, provando que a entrevista é um desafio a ser vencido. Caso alguma dúvida surja, deve pedir esclarecimentos de forma educada e serena. A entrevista só acaba quando o entrevistador decidir terminá-la.
Durante o diálogo, sempre de uma forma cuidada e simpática, é importante fazer alusão às principais qualificações acadêmicas e profissionais, sempre relacionando-as com os conhecimentos que se tem sobre a função à qual se candidata, elogiando-a e acrescentando o quanto poderá contribuir se se puder pertencer à empresa. Como tal, é também essencial que se demonstre ter pesquisado sobre o ramo de atuação da empresa.
Quando pretendemos saber o que dizer numa entrevista de emprego, também é importante saber o que não dizer. Um comentário impróprio ou uma pretensa falta de interesse na posição a concurso pode condenar ao fracasso um esforço cuidadosamente preparado.
Assim, não se deve fazer comentários pessoais sobre a empresa ou o chefe anterior, pois serão certamente vistos de forma negativa por quem estiver a fazer a seleção. Fazer comentários que indicam insegurança com relação aos serviços oferecidos pela empresa é um erro incorrigível. Igualmente, não se pode questionar o entrevistador sobre costumes internos da empresa ou sobre o salário. Esse tipo de abordagem pode transmitir uma imagem de profissional pouco comprometido com o trabalho ou desinteressado e a negociação salarial deve ser sempre da iniciativa de quem faz a entrevista.
Finalmente, e em jeito de conclusão, deve recordar-se que a entrevista de emprego é um momento decisivo que pode proporcionar a oportunidade de uma vida. Como tal, essa importância deve ser justamente acompanhada pela atitude pessoal de quem valoriza a oportunidade que lhe é concedida.

Dificuldade
Fácil
Instruções
Comentários
blog comments powered by Disqus