» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como saber o que vestir em uma entrevista de emprego

Como saber o que vestir em uma entrevista de emprego

Galeria
Como saber o que vestir em uma entrevista de emprego

Experiência em serviço? Inteligência? Imagem? Comunicação? Valores? O que é mais requisitado no mercado de trabalho? Segundo profissionais da área de etiqueta corporativa, esses conjuntos em perfeito equilíbrio são os mais valiosos, mas, é impossível se livrar do típico clichê: “A primeira impressão é a que fica” então sendo assim, nada mais provável do que apelar para a impressão que ficará e conferir aqui como vestir-se adequadamente para uma entrevista de emprego.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Homens: Os homens devem ser mais discretos, retirar brincos, esconder tatuagens, retirar boné, pentear e cortar o cabelo de uma forma mais básica, evitando cortes extravagantes e penteados chamativos e evitar tintas coloridas no cabelo. Sua aparência é seu cartão de visitas, é ela que vai dizer as pessoas como você é, como se comporta, do que gosta e se pode ser uma pessoa responsável e dedicada, por isso capriche no visual selecionando as melhores roupas do guarda-roupa. Uma camisa social branca, um calça jeans lisa, um tênis branco ou preto podem resolver o problema, nada mais do que isso, evitando também colares chamativos, camisas coloridas (cores fluorescente), cheio de estampas, xadrez ou com listras. Mostre que você é uma pessoa elegante, assim você já pode estar garantido até mesmo uma vaga. Se estiver em um tempo frio, utilize um blazer (preto ou cores escuras) pode usar por cima de uma camisa no tom claro, de preferência branco ou um suéter. Deve-se também usar o bom senso e perceber que tipo de cargo a vaga está sendo oferecida, se a vaga exigir ternos, compareça com ternos lisos e de cores discretas.

  2. 2

    Mulheres: Para as mulheres essa é uma tarefa mais difícil, já que muitas são habituadas com vestes mais liberais e despojadas, como roupas curtas, decotadas ou até poucas peças. A mulher deve ter em sua cabeça que uma entrevista é algo profissional e que exige profissionalismo, vestir-se adequadamente em qualquer recinto seja público ou particular é uma forma de mostrar e obter respeito das pessoas ao redor. Em uma entrevista, seja ela qual for à mulher deve banir de seu guarda-roupa profissional as seguintes peças: Vestidos com cores chamativas como vermelho, rosa e cores fluorescentes ou listras, xadrez ou qualquer outra cor que possa chamar a atenção de terceiros ou cansar a vista do entrevistador, quem em certos momentos se encontrará pressionando os olhos e desviando a atenção de você. Prefira usar uma saia ou calça social, na cor preta, cinza ou cores no tom pastel. Evite os decotes, use uma blusinha social branca ou cores escuras sem muitos detalhes, brilhos ou estampas. Se estiver frio, use um blazer, uma jaquetinha simples e bem discreta ou até mesmo um casaco ou sobre tudo. Mas lembre-se: Se você não estiver lutando por um cargo relacionado à moda, não compareça como tal, não vá com casacos de couro, de grife ou que passe a idéia de luxo, pois na cabeça do entrevistador uma pessoa que se veste com tanto luxo e que usa roupas tão caras/belas não merece tal cargo e sempre haverá pessoas mais discretas que você e que poderão passar outras qualidades que você não possui e suas vestimentas irão te subtrair um ponto a menos e diminuir suas chances do cargo. Evite também: Usar grandes brincos, colares brilhantes, muita maquiagem e unhas com cores chamativas, excesso de perfume e cabelo colorido.

  3. 3

    Sobre todos os pontos, algumas pessoas não dispõem de um closet com centenas de peças para todas as ocasiões, mas nem precisa. Basta mostrar ao seu examinador que é uma pessoa que liga para aparência dando mais atenção a sua higiene como barba, cabelo, unhas, dentes, pele, odores, mau hálito e outras necessidades básicas de comportamento e higiene, roupa será apenas um complemento. Mas é claro que se vestindo como um top model e não sabendo nem soletrar a palavra ADMINISTRAÇÃO não irá fazer milagres em sua vida e nem te fazer conquistar o emprego dos sonhos, há muitos outros pontos necessários, saber se expressar, falar, ter idéias e ser auto-confiante pode ser peça chave junto de sua aparência física.

Dicas e AVISOS
  • Não chegue atrasado, não minta, não omita, não faça gracinhas, não converse com pessoas do seu lado, não fale demais e não fique calado, preste atenção apenas no entrevistador, coloque o seu celular no modo “Vibra Call” caso toque não atenda ou se for importante peça licença para se retirar a atenda fora da sala.
Comentários
blog comments powered by Disqus