» Hobby » Atividades Recreativas » Como saber qual o tipo de peixes que não se deve pescar

Como saber qual o tipo de peixes que não se deve pescar

Galeria
Como saber qual o tipo de peixes que não se deve pescar

A pescaria é uma atividade muito praticada, seja para sobrevivência ou como esporte, muitos admiram a pesca, é possível passar o tempo deslumbrando e tendo a possibilidade de estar em contato direto com a natureza.

Dentre os motivos que o levem a praticar esta atividade, é interessante saber os tipos de peixe que não se deve pescar, pois a pesca de determinado peixe ou até mesmo o consumo pode acarretar na total extinção ou na contaminação devido a um animal tóxico.
A principio podemos dividir os peixes em grandes categorias que identifiquem e nos faça evitar de pescar, são eles:

Peixes em extinção;
Peixes muito pequenos;
Peixes proibidos pelo Ibama;
Peixes venenosos;
Peixes encontrados em locais contaminados.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em São Paulo no ano de 2010, por exemplo, existiram peixes que foram proibidos de serem pescados, decretado em leis do Ibama, muitos pescadores podem ficar até mesmo sem o que pescar no estado, todavia as leis devem ser seguidas, a lista é de 2010, caso os peixes que você pesca esteja entre a lista, pesquise sobre a liberação da pesca do mesmo, fonte: www.guarapas.com.br.

    - campineiro;
    - curimbatpa;
    - dourado;
    - Jaú;
    - jurupoca;
    - mandi;
    - pacu , pacu caranha;
    - pacu prata;
    - pintado;
    - piracanjuba;
    - pirapitinga;
    - surubim , cachara;
    - tabarana;
    - trairão.

    É um processo complexo para se identificar, pois esses peixes podem estar liberados para a pesca em outros estados, mas se uma espécie foi proibida de ser pescada, existem seus motivos, então não se deve descumprir com a lei.

  2. 2

    Existem medidas mínimas permitidas para os peixes, por exemplo, você poderá pescar o peixe Acará, desde que ele tenha ao menos 20cm, o peixe Dourado deve ter ao menos 55cm e a Tilápia com no mínimo 22cm, mais informações sobre o tamanho mínimo dos peixes podemos encontrar em http://peska.com.br, lembrando que o Ibama possui informações sobre os recursos dos pesqueiros no link http://www.ibama.gov.br/institucional/recursos-pesqueiros.

  3. 3

    Como as espécies são diversas e existem inúmeros rios para fiscalizar, o Ibama também proíbe a pesca de determinados peixes, dependendo a região, pode ser que uma espécie não possa ser pescada em um rio, entretanto em outro esta liberado, com isso é interessante entrar em contato com o Ibama para se informar sobre onde é possível pescar determinado peixe.

    Lagos, rios e até mesmo áreas do mar contaminadas por óleo ou qualquer que for a substancia, também se deve evitar a prática da pesca, peixes contaminados, se consumidos, podem causar sérios danos a saúde.

    Todo pescador deve ter ciência de que em época de piracema, que é o período de desova dos peixes, fica proibido a pratica da pesca, pois os peixes precisam procriar e para isso sobem os rios por vários quilômetros.

Dicas e AVISOS
  • Telefone do Ibama: 61-3316-1212
Comentários
blog comments powered by Disqus