» Família » Bem-Estar da Família » Como saber quantos dias dura a menstruação

Como saber quantos dias dura a menstruação

Galeria
Como saber quantos dias dura a menstruação

O início do ciclo menstrual ou ciclo éstrico, acarreta consigo também o início de um ciclo de dúvidas que vão sucedendo umas atrás das outras durante as várias fases da vida da mulher.
Uma dessas dúvidas passa pelo duração dos dias de cada fase do ciclo menstrual. Nem sempre este tema é consensual ou sequer estável,
Saiba neste artigo um pouco mais sobre este tema de extrema importância tanto para mulheres como os seus familiares do sexo masculino.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Regra geral o ciclo menstrual da mulher perfaz no seu todo um total de 28 dias desde o dia do início de determinada menstruação até ao dia que antecede a próxima menstruação.
    Este é o tempo que o organismo da fêmea do ser humano necessita para fazer a preparação para uma possível gravidez, remoção e limpeza de tecidos e preparação para um novo ciclo.
    Comummente abrevia-se o tempo do ciclo para 30 dias, apesar de só em casos excepcionais ser um tempo tão extenso.
    No caso de uma mulher física e mentalmente saudável, o tempo total da menstruação pode ser calculado do seguinte modo:
    Com base no primeiro e no último dias da menstruação, a mulher deve contar o intervalo de dias em que esteve menstruada, e esse será o seu período menstrual.
    No entanto este período pode ser variável devido a problemas de saúde, instabilidade emocional, stress, depressões, variantes internas ou externas ao organismo.
    Neste caso a mulher deve seguir passo a passo a sua menstruação durante alguns meses (pelo menos três). Deve também de preferência registar os dias e horas de início da menstruação, assim como o estado de saúde física, disposição, alterações que possa considerar importantes e relatar essas alterações a um profissional de medicina (farmacêutico, enfermeiro, médico de família ou ginecologista) para obter aconselhamento.
    O ciclo menstrual e o período menstrual surge apenas quando o corpo da mulher se encontra preparado para a reprodução. Quer com isto dizer que tanto no caso da Menarca (primeira menstruação) como no caso de mulheres que já estão fisicamente activas e prontas para procriar, o corpo pode sofrer alterações que atrasem ou antecipem o ciclo e o tornem instável.

    A leitura deste artigo não dispensa a consulta de um médico de família ou médico ginecologista para esclarecimento de dúvidas. Cada caso é um caso único e as variáveis que alteram o sistema reprodutor de uma mulher, podem não se aplicar no caso de outra, o que pode implicar que a resolução de problemas possa ser muito mais simples ou complexa de caso para caso.

Comentários
blog comments powered by Disqus