» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como saber Renavam pela placa

Como saber Renavam pela placa

Galeria
Como saber Renavam pela placa

O veículo é um bem assim como qualquer outro, pelo qual você, proprietário, paga imposto, assim como uma casa ou fazenda.

Se pela sua casa própria você é obrigado a pagar IPTU, pelo seu carro você é obrigado a pagar anualmente o IPVA, imposto referente ao seu bem.

O não pagamento desse imposto te traz inúmeros problemas e você, depois de um tempo de atraso, passa a nem mesmo poder circular com o seu carro nas ruas a menos que queira correr o grave risco de ter seu carro apreendido no meio do caminho.

O carro, assim como nós, possui uma identificação e não é a placa. Seu documento mais importante chama-se RENAVAM, e é possível descobri-lo apenas pela placa do carro.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Esteja certo de ser você o proprietário do carro, pois se não for, não interfira nisso, deixe que o próprio proprietário venha a resolver os problemas do carro e ter acesso ao número do RENAVAM do veiculo pertencente a ele.

  2. 2

    Se o veiculo for realmente seu, você pode ir até o documento do carro, pois nele consta todo o conjunto de dados que são relevantes ao veiculo em questão aqui, desde seu numero da placa, até o seu CPF e o próprio RENAVAM.

  3. 3

    Se você perdeu o número de seu documento de RENAVAM, isso é preocupante, pois é um documento que não pode se dar ao luxo de perder em hipótese alguma. Se for roubado, cuide logo de fazer um boletim de ocorrência.

  4. 4

    Através do número do seu RENAVAM, qualquer um que o possua pode descobrir informações confidenciais suas, como por exemplo o numero completo de seu cadastro de pessoa física, ou seja, ter acesso ao seu CPF, e isso pode te trazer problemas de natureza muito mais grave do que se imagina. Guarde o RENAVAM em um lugar seguro e nunca repasse esse número para ninguém, por mais que seja de sua confiança inteiramente.

  5. 5

    Esteja com a placa do carro anotada e se possível, qualquer outro documento do veiculo que tenha como ligá-lo a você como proprietário do mesmo. Esteja com seu RG e seu CPF em mãos, pois vai precisar dele, por segurança, reúna todos os seus documentos importantes, pois isso é um procedimento sério e não merece descaso.

  6. 6

    Vá até o DETRAN mais próximo de você, pois somente este órgão tem a capacidade de descobrir o número de seu RENAVAM apenas pelo número de sua placa e para isso, eles irão solicitar provas que você é o real dono do veiculo.

Dicas e AVISOS
  • Se por acaso sofrer um assalto e o carro for levado com o RENAVAM dentro, faça o boletim de ocorrência o mais rápido possível.
Comentários
blog comments powered by Disqus