» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como saber se devo declarar imposto de renda

Como saber se devo declarar imposto de renda

Galeria
Como saber se devo declarar imposto de renda

Na hora de acertar as contas com a Receita Federal muitas dúvidas podem surgir. Se você não sabe se deve fazer a declaração do imposto de renda ou se não tem ideia de como proceder para fazer isso, aqui você vai aprender dicas importantes. Vale lembrar que as regras listadas abaixo são válidas apenas para pessoas físicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A primeira coisa é saber se você realmente precisa declarar o imposto de renda. O limite para rendimentos tributáveis varia de um ano para outro, por isso você deve fazer uma pesquisa em relação ao ano vigente. Em 2011 era permitido que a renda tributária anual fosse até R$ 23.499,15 e quando a pessoa passasse disso é que devia fazer a declaração. Como renda tributária entende-se o salário mensal, atividade rural, aposentadoria, pensões, aluguéis, participação nos lucros de uma empresa e o pro labore.

  2. 2

    Deve declarar a renda quem recebeu rendimentos não tributáveis acima de quarenta mil reais em relação aquele ano. Nesse caso entre prêmios de loteria, décimo terceiro salário, rendimento de aplicação e juros da poupança.

  3. 3

    Também é obrigado a fazer a declaração do imposto de renda quem realizou algum tipo de transação na bolsa de valores, assim como quem recebeu ganho capital em qualquer mês na alienação de bens e de direitos.

  4. 4

    Deve prestar contas a Receita Federal quem teve posse de imóveis, veículos e terrenos que juntos totalizaram mais de trezentos mil reais. Quem passou a residir no país no ano anterior e quem vendeu imóveis como isente e adquiriu outro até seis meses de ter vendido.

  5. 5

    Fazer a declaração do imposto de renda é mais fácil do que parece, mas é preciso ter organização. Mesmo a declaração sendo anual você deve se preparar para isso mensalmente, pois você terá que apresentar todos os comprovantes de gastos e de recebimento de dinheiro.

  6. 6

    Você deve entrar no site da Receita Federal e baixar um aplicativo. Esse aplicativo funciona bem em qualquer computador e é essencial para fazer a declaração. Você deve preencher as informações solicitadas pelo aplicativo e anexar os documentos relativos a gastos com saúde, educação, etc., além de elaborar a lista completa de tudo que foi comprado e vendido naquele ano.

  7. 7

    Esteja atento as datas em que a declaração do imposto de renda deve ser feita, pois se perder o prazo a multa aplicada pode até ser maior do que a taxa que você pagaria em imposto. Em geral, as multas são de no mínimo cento e sessenta e cinco reais.

Comentários
blog comments powered by Disqus