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Como saber se o ambiente de trabalho está pesado

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Como saber se o ambiente de trabalho está pesado

Vamos estabelecer, desde já, que se trabalho fosse bom a gente chamava de hobbie. Mas não é assim também, que todo trabalho é péssimo ou insustentável. O que acontece, na maioria dos casos de ambiente de trabalho ruim, é que a insatisfação de cada uma das pessoas acaba refletindo na vida das outras.
Se considerarmos que passamos, em média, oito horas com nossos colegas de trabalho, podemos já perceber que passamos mais tempo com eles do que acordados com nossa família. Se neste ambiente não estivermos felizes, o resultado dos trabalhos realizados serão catastróficos.
Ambiente de trabalho com o ar pesado influência na vida de todos os envolvidos, inclusive de clientes e chefes.
Mas como saber se a situação está insustentável?

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Verifique as faltas e os motivos.
  • Analise a recepção com que cada feriado é recebido e cada escala de horas extras. É um parâmetro para saber o quão longe do trabalho as pessoas estão querendo ficar.
  • Analise a saúde das pessoas: Quantas delas estão com problemas ligados ao sistema imunológico ou nervoso. São alguns indícios de de stress alto.
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    Perceba o quão próximo as pessoas são - Na sala de café, veja as panelas sendo formadas, os assuntos corridos e, principalmente, quem não se socializa com os outros. Depois tente se aproximar dos grupos para perceber o porquê do isolamento. Algumas vezes não tem nada demais, como que os homens falam de futebol e as mulheres de novos tratamentos de beleza. Esta é uma seção natural e compreensível. Mas se a divisão ocorre por conta do relacionamento interpessoal, tenha em mente que o ambiente realmente pode estar pesando.

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    Analise a ética na empresa. A maioria dos casos de ambientes turvos se dá por conta da incompatibilidade ética dos envolvidos. Falsidade, desrespeito, omissão, desejo de ascender na empresa, "puxadas de tapete" e coisas do gênero.
    O bom gestor de pessoas deve, antes de qualquer outra coisa, moralizar o ambiente. Como? Depende do ambiente. Se você estiver entre jovens em início de carreira terá de agir de uma forma, com antigos empregados, de outro. Os instrumentos de gestão de pessoas são muitos e é quem os utiliza que deve medir seu alcance.

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    Ignore e tome muito cuidado com os "puxa-saco". São aqueles que podem fazer qualquer coisa para o chefe gostar mais deles do que de você. Inclusive passar por cima do seu trabalho.
    Se precisar, seja enérgico com estes serem tolos e mostre-lhes que enquanto eles estão preocupados em bajular, você prefere bater metas.

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    Por último, sinta a participação das pessoas nos acontecimentos fora do ambiente de trabalho, como festas de aniversário dos funcionários, feriados recreativos proporcionados pela empresa, passeios em grupo, treinamentos especializados dinâmicas de grupo e outros. Se não puder analisar isso por conta de não haver qualquer interação entre as pessoas pelo fato de que a empresa não viabiliza nenhum destes acontecimentos, o problema pode ser exatamente esse - as pessoas só vêem a empresa como trabalho - fardo.

Dicas e AVISOS
  • Um ambiente de trabalho não pode ser melhorado do dia para a noite. Demanda tempo e atenção, respeito e cordialidade, interação e troca de informações.
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