» Família » Bem-Estar da Família » Como saber se o colesterol é bom ou mal

Como saber se o colesterol é bom ou mal

Galeria
Como saber se o colesterol é bom ou mal

O colesterol é gordura no sangue (lípidos) e apenas se pode encontrar nos organismos dos animais, porque nos vegetais esta gordura não se encontra. É uma gordura necessária para certas funções do organismo e é sintetizado no fígado.
Uma alimentação rica em alimentos que aumentam o colesterol, a falta de exercício físico e factores genéticos fazem com que a gordura no sangue (colesterol) aumente demasiado e o nosso corpo não a consegue eliminar, levando a graves problemas de saúde.

Instruções
  1. 1

    Esta gordura no sangue é constituída por HDL (high density lipoprotein) que é o bom colesterol e LDL (low density lipoprotein) que é o mau colesterol. Para uma ótima gestão da gordura no sangue, o ideal é que os níveis de HDL estejam elevados e os níveis de LDL estejam baixos.
    HDL retira as gorduras das células e facilita sua eliminação do organismo, por isso ser importante que este tipo de proteínas estejam elevadas, enquanto que o LDL ajuda a gordura a entrar nas células, aumentando assim a quantidade de gordura nas artérias.
    O colesterol é uma doença que está aumentando mundialmente nos últimos anos e tem sido uma das maiores preocupações dos centros médicos. Quando esta gordura não é controlada, e a proteína LDL, chamada de mau colesterol, se encontra com níveis muito elevados pode-se ter problemas, tais como, doenças cardiovasculares e aterosclerose.

  2. 2

    Os valores de LDL (mau colesterol) devem ser inferiores a 130 mg/dl e os de HDL (bom colesterol) devem ser superiores a 40 mg/dl. Na soma desta duas proteínas o valor não deve superar os 200 mg/dl.
    Para saber se o colesterol é bom ou mau é necessário ver/ analisar os níveis de HDL (bom colesterol) e LDL (mau colesterol). Caso os níveis do HDL estejam elevados e os LDL baixos, então não se precisa de preocupar. Mesmo que os níveis de LDL estejam elevados (até um certo nível aceitável) também não se precisa de preocupar, desde que o HDL também esteja elevado, porque a proteína HDL compensa o nível elevado do mau colesterol.
    Se quiser ficar mais descansado sobre o seu tipo de colesterol o melhor mesmo é dirigir-se ao seu médico e ele irá recomendar a realização de análises para poder identificar quais os níveis de colesterol.

  3. 3

    Para reduzir o colesterol deve fazer exercício regularmente, comer alimentos com pouca gordura e colesterol, perder peso, deixar de fumar e, em casos mais graves, tomar medicação apropriada ao problema. Esta medicamente deve ser apenas receitada pelo médico após a análise do seu tipo de colesterol.

Comentários
blog comments powered by Disqus