» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como saber se preciso declarar imposto de renda

Como saber se preciso declarar imposto de renda

Galeria
Como saber se preciso declarar imposto de renda

Declarar imposto de renda é uma obrigação para muitos brasileiros, mas como saber quem precisa declarar imposto de renda? É isto que propõem este artigo, abaixo você verá os critérios para ver se é obrigado a fazer a devida declaração do imposto de renda e não ficar em dívida com a Receita Federal.

Observe atentamente todas as informações e sempre que possível consulte um especialista na área para sanar qualquer eventual dúvida. lembrando que você mesmo pode baixar o programa do imposto de renda no portal da receita federal ( http://www.receita.fazenda.gov.br/) preencher e enviar o arquivo da declaração de imposto de renda, observando atentamente os prazos e outras observações importantes, mas se você não tiver seguro de fazer tudo corretamente, não hesite em procurar a ajuda de um profissional qualificado para evitar qualquer problema posteriormente, todo cuidado é pouco nessa hora.

Então fique em dia com a receita federal e veja se você precisa fazer a declaração de imposto de renda, caso você se encaixe em alguns dos critérios descritos abaixo, você deverá fazer a declaração do imposto de renda, confira os critérios:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Pessoas que receberam no ano anterior rendimentos tributáveis onde a soma seja superior a R$23.499,15.

  2. 2

    Pessoas que tenham realizado operações em bolsas de valores, de futuros, de mercadorias e operações de investimento similares a estas. Ou que obtiveram em qualquer mês, ganhos de capital sobre a venda de bens e/ou direitos (desde que estejam sujeitos à tributação do imposto de renda).

  3. 3

    Contribuintes que sejam do setor rural onde obtiveram uma receita bruta superior a R$117.495,88, ou que tenham pretensão de compensar eventuais prejuízos de anos anteriores à declaração.

  4. 4

    Pessoas que tenham contabilizado, em 31 de dezembro, a propriedade ou a posse de bens e/ou direitos, cujo, valor total tenha sido superior a trezentos mil reais.

  5. 5

    Pessoas que optaram pela isenção do imposto de renda sobre os ganhos de capital na venda referente à imóveis residenciais, em que o valor será devidamente aplicado na aquisição de outro imóvel no tempo de até 180 dias contados a partir da confirmação do contrato da referida venda.

  6. 6

    E por fim, pessoas que no ano anterior tenham passado à situação de residentes no Brasil.

    Você pode conferir outras informações de extrato e restituição referente a declaração do imposto de renda no site da receita federal nesse endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/Auxiliar/ConsDecEntRestdefault.htm

    Para consultar o cronograma, verifique este endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/restituicao/cronograma.htm

    A receita federal oference ainda o serviço de recebimento de mensagem sms no celular para avisar quando uma restituição de imposto de renda for liberada para o resgate.

Comentários
blog comments powered by Disqus