» Família » Como Saber Se Seu Filho Precisa Usar Óculos

Como Saber Se Seu Filho Precisa Usar Óculos

Galeria
criança de óculos

Geralmente, muitas crianças apresentam uma forma progressiva de miopia que piora, cada vez mais ao longo de sua infância. Entretanto a sua visão pode ser corrigida com o uso do óculos. A miopia progressiva é causada por uma herança genética.

Na maioria dos casos, crianças com miopia não se queixam da dificuldade para ver as coisas de longe, e na maioria dos casos já sabendo, expressar o que sentem, não fazem nem ideia que enxergam mal. Só descobrem o problema ao serem alfabetizadas, ou porque enxergam mal a lousa, ou porque, sentem dores de cabeça ao estudar.

Os pais precisam ficar atentos e prestar atenção, esse problemas aparecem geralmente, antes da alfabetização. Dentro das salas de aula, os professores também podem observar sinais, que o aluno apresenta algum problema de visão e, encaminhá-lo para uma consulta oftalmológica.

Veja a seguir a lista de sinais mais comum onde a criança pode apresentar problemas de visão.

Dificuldade
Intermediário
Instruções
  1. 1

    Reclamar de dor de cabeça com frequência.

    Geralmente crianças que apresentam deficiência visual costumam reclamar de dor de cabeça, quando está em sala de aula, ou fazendo alguma atividade escolar em casa. Portanto fique atento, principalmente se a criança reclamar de dor na testa, ou quando a criança se queixar de tonturas, seguida de náuseas.

  2. 2

    Aperta os olhos para ler.

    Se você percebe que seu filho aperta um dos olhos para enxergar, pode ser que esteja querendo melhorar o foco da visão usando seu olho bom para ver bem, esse é um ''sintoma clássico''. Seguido de outros sintomas como: olhos avermelhados ou lacrimejando e piscando muito.

  3. 3

    Andar de Cabeça Baixa!

    Existe casos de crianças estrábicas (quando apresenta um desiquilíbrio no músculo do olho), causando dupla visão ao focar em um objeto. Para se sentir mais segura, a criança começa a andar sempre de cabeça baixa e com cuidado excessivo, algumas vezes esbarram ou tropeçam em coisas com facilidade.

  4. 4

    Dificuldade com a Leitura!

    Em casa, ou na sala de aula, faça-o ler em voz alta. Caso se perceba que a criança não consegue ler uma frase sem se perder nas palavras, ou pular algumas linhas, pode ser sintoma de astigmatismo (deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino). Isso acaba formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes. Geralmente a córnea é redonda e lisa, em casos de astigmatismo a córnea é mais ovalada, como uma bola de futebol americano

Dicas e AVISOS
  • Na maioria das vezes, crianças com miopia não se queixam ou apenas se queixam da dificuldade para ver as coisas de longe.
Comentários
blog comments powered by Disqus