» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como saber se uma pedra é semipreciosa

Como saber se uma pedra é semipreciosa

Galeria
Como saber se uma pedra é semipreciosa

Enquanto a tecnologia avança imparável, o mesmo acontece com a capacidade de reproduzir uma jóia de excelente qualidade. Pedras sintéticas ou artificiais são muitas vezes quase tão bonitas como o artigo genuíno, e muitas pessoas preferem a sua perfeição e principalmente o preço. No entanto, um comerciante pode passar uma pedra sintética como sendo natural, ou pior ainda, passar uma jóia de imitação de má qualidade como sendo muito mais valiosa do que jamais poderia ser. Veja como saber se uma pedra é ou não autêntica.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Evite um negócio que pareça bom demais para ser verdade. O primeiro sinal de uma jóia falsa é geralmente um preço baixo, obviamente. Pedras preciosas falsas muitas vezes aparecem em áreas turísticas e nos portos de navios de cruzeiro, onde um preço baixo atrai compradores.

    Chegue o mais perto possível da gema usando uma lupa. A lupa funciona como uma lente de aumento, permitindo que os intrincados detalhes dentro da jóia se tornem muito mais evidentes. Quanto maior for a ampliação, mais fácil será para detectar uma falsificação.

  2. 2

    Olhe por debaixo da gema. Embora isso possa parecer óbvio, é absolutamente necessário verificar se a sua jóia está montada em uma outra peça. Remova-a e observe-a detalhadamente por todos os lados. Polir demasiado um diamante para fazê-lo parecer mais brilhante ou pintar a ponta de uma pedra preciosa para fazer uma cor se destacar são apenas duas entre muitas práticas enganosas que podem esconder a falsa gema.

  3. 3

    Procure cor desigual, o que poderia significar um corante pobre ou uma pintura. Pedras como opalas são muitas vezes tingidas para serem passadas como o mais caro azul opala.
    Compare falsificações conhecidas com verdadeiras jóias se você tiver acesso a elas. Uma experiência em primeira mão torna mais fácil detectar uma falsificação. Considere fazer um curso ou um estágio com jóias para ter acesso a amostras.

  4. 4

    Peça a opinião de um perito. Não hesite em pedir ao revendedor ou joalheiro para identificar o tipo de jóia que você está comprando - imitação, sintética ou natural. Um negociante respeitável divulgará essas informações e discutirá os méritos de cada tipo.
    Pague para ver a sua jóia avaliada. Peça a um revendedor ou joalheiro para testar a gema para ver se ela é real e, se for, peça um certificado de autenticidade. Os comerciantes mais respeitáveis não prestarão este serviço gratuitamente. Você deverá verificar a tabela de preços junto do Instituto Gemológico.

  5. 5

    Garanta que a sua jóia é avaliada de forma independente antes de fazer uma compra. Um negociante de fora e desinteressado será capaz de identificar um item falso imediatamente, juntamente com a confirmação do seu real valor.

Comentários
blog comments powered by Disqus