» Dinheiro » Como Saber se Você tem Multas

Como Saber se Você tem Multas

Galeria
Sendo multado

A multa de transito é uma penalidade aplicada para todos aqueles que infligem o código de transito, legislação complementar ou qualquer uma das resoluções do CONTRAN, sejam eles pedestres, ciclistas, motociclistas ou motoristas. Além das multas, também pode ser aplicado diversos outros tipos de penalidades que variam de retenção do veiculo, apreensão, suspensão do direito de dirigir, cassação da carteira nacional de habilitação (CNH), etc. Para saber o tipo de penalidade cabível a cada tipo de infração, basta consultar o código de transito brasileiro, que pode ser encontrado através da internet, diretamente no site do Denatram, nos livros próprios do código de transito, ou direto na sede da instituição.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Normalmente, se for parado em uma blitz, ao ser multado o agente entregará a penalidade diretamente ao proprietário do veiculo. Porém em alguns casos, as multas não são repassadas diretamente ao mesmo, cabendo serem entregues via correio.

  2. 2

    Em alguns casos, as multas podem não ser entregues, por correio, devido à mudança de endereços, alteração do mesmo, greve ou simplesmente extravio de correspondências. Também pode ser que a pessoa multada tenha perdido a multa e queira saber informações e verificar se realmente tem multas, valores, gravidade das multas, entre outras informações.

  3. 3

    Para saber se você tem multa, existe duas formas bastante simples. A Primeira delas é comparecer a qualquer posto do DETRAN de sua região. A segunda é acessar o site da própria instituição, do seu estado. Nela, você irá ver facilmente a opção “Segunda via de multas”. Ou a opção para “veículos”. Se tiver algum tipo de dificuldades para achar a opção, basta digitar no campo de pesquisa o que deseja e o próprio site irá lhe ajudar a encontrar o necessário.

  4. 4

    Para localizar o site do DETRAN de seu estado, você pode usar algum site de buscas ou simplesmente digitar no seu navegador: “WWW.detran.**.br” no qual os asteriscos (**) devem ser substituídos com a sigla de seu estado.

    Exemplo: “WWW.detran.rj.br”, “WWW.detran.sp.br”, “WWW.detran.df.br”, entre outros.

    Lembre-se sempre de substituir os asteriscos pela sigla do seu estado, pois caso não seja feita essa substituição, o endereço do site não será localizado. Caso tenha alguma dificuldade, redirecione-se para algum site de buscas e procure por termos como “DETRAN RJ”, “DETRAN SP”, etc.

Dicas e AVISOS
  • Lembre-se: A legislação de transito é feita para proteger a você, seus passageiros e todas as outras pessoas que estão envolvidas no transito em si. Por esse motivo, sempre regule seu veiculo, respeite as leis e evite multas.
Comentários
blog comments powered by Disqus