» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como sacar o FGTS retido

Como sacar o FGTS retido

Galeria
Como sacar o FGTS retido

O FGTS é um recolhimento realizado pelo empregador com o valor de 8% do salário do empregado para que esse tenha em algum tempo um patrimônio ou utilize para a compra de uma residência, enfim funciona quase como uma poupança e têm inclusive rendimentos de 3,3% ao ano.

Esse recolhimento deve ser realizado pelo empregador no início de cada mês e além de ajudar o funcionário com relação a ter um dinheiro lá guardado, esse dinheiro também é utilizado para financiar programas de habitação, saneamento básico e infraestrutura urbana o que por fim, beneficia toda a população.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O FGTS pode ser sacado por qualquer trabalhador dispensado sem justa causa, em casos de doenças graves, término do contrato de trabalho no prazo, rescisão por falência da empresa, na rescisão decidida judicialmente por não cumprimento do contrato de trabalho por parte da empresa, na aposentadoria, no falecimento do trabalhador, quando o trabalhador tiver idade igual ou superior a 70 anos, para aquisição de imóvel ou amortização de dívidas relacionadas a essa finalidade.

  2. 2

    Para realizar o saque apresente a carteira de trabalho, RG, cartão do cidadão ou cartão do Pis, Termo de rescisão de contrato de trabalho (que é fornecido assim que realizada a homologação) em caso de rescisão sem justa causa.

  3. 3

    Para os casos de doenças graves, além da documentação já citada, é necessária a apresentação de um atestado médico e para que o dependente possa sacar o benefício tem de ser apresentado um comprovante de dependência.

    No caso de falecimento, o dependente tem de apresentar o atestado de óbito junto com toda a documentação pedida e exigida pela Caixa Econômica Federal

Dicas e AVISOS
  • Confira sempre o extrato de FGTS que é enviado a cada dois meses para o seu endereço, assim você saberá se a sua empresa está realmente fazendo os recolhimentos.
  • Até R$1.000,00 do FGTS podem ser sacados nas caixas lotéricas ou unidades caixa aqui, para outros valores o saque deve ser realizado diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
  • O valor do FGTS não é descontado do salário do empregado, ele é uma obrigação da empresa contratante e o valor desse recolhimento é de 8% do salário pago ao funcionário e no caso de menor aprendiz o valor do recolhimento cai para 2%.
  • Os depósitos são realizados até o dia 7 de cada mês e são corrigidos, ou seja, tem a aplicação de juros a partir do dia 10 subsequente.
Comentários
blog comments powered by Disqus