» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como sacar o pis

Como sacar o pis

Galeria
Como sacar o pis

O PIS (Programa de Integração Social), foi criado pelo Governo para que o empregado pudesse se integrar à empresa, e com a finalidade de que todos pudessem usufruir da distribuição da renda nacional.
Todo trabalhador admitido, com carteira assinada, deverá possuir o número de PIS que é o mesmo contido na carteira de trabalho. Ele pode ser conhecido também como PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Todos os trabalhadores cadastrados no PIS há no mínimo 5 anos, podem receber um abono salarial equivalente a um salário mínimo. Para usufruir de tal benefício o trabalhador não pode receber mais do que 2 salários mínimos no ano-base (que é o ano de referência para o pagamento), além disse o mesmo deve ter trabalhado por pelo menos 30 dias durante aquele ano, com a carteira assinada. Para o recebimento será feita uma média de todo o salário e até mesmo horas extras recebidas ao longo daquele ano, não ultrapassando o valor máximo de dois salários mínimos você terá o direito a receber.

No próprio site da caixa existe o calendário de pagamento, você receberá o abono de acordo com a sua data de aniversário, mas vale ressaltar que se você possui conta ativa na Caixa o abono será pago logo no início, desse modo você não precisará aguardar o mês vigente para realizar o seu saque.

Para realizar o saque, basta procurar uma agência da Caixa munido do seu cartão cidadão e efetuar a retirada até mesmo nos caixas eletrônico, ou até mesmo em uma lotérica. Mas, se você não possui o cartão cidadão, basta comparecer a qualquer agencia da Caixa com seus documentos e efetuar o saque diretamente na “boca do caixa”.

Fique atento ao verificar a data de pagamento, você terá apenas um ano para realizar esse saque, caso passe a data limite de recebimento o dinheiro depositado será devolvido para FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador e você perderá o direito a ele.

Aproveite e acesso o site da caixa: www.caixa.gov.br para verificar qual a data do seu pagamento.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    É necessário que se tenha o cartão cidadão para efetuar o saque ou que compareça até uma agência mais próxima para efetuar o pagamento com seus documentos na “boca do Caixa”

  2. 2

    Com o cartão cidadão é possível que você efetue o pagamento até mesmo em lotéricas e caixas eletrônicos

  3. 3

    Fique atento às datas de pagamento, para que o valor não retorne ao FAT.

Comentários
blog comments powered by Disqus