» Saúde » Boa Forma » Como salgar peixe

Como salgar peixe

Galeria
Como salgar peixe

A salga do peixe é um processo milenar para conservação desse alimento.
Salgando o peixe ou a carne, você pode manter o peixe conservado por meses ou até anos.
Este processo é muito usado no caso, por exemplo do bacalhau.
Os povos da Península Ibérica herdaram o conhecimento da salga do peixe através dos Vikings que já o usavam fazia muito tempo para conservar seu bacalhau do mar do Norte nas longas viagens que faziam por mar, para o levar para todo o mundo.
A salga conserva os alimentos porque o sal elimina toda a água presente nos mesmos e sem água os microorganismos responsáveis pela decomposição da matéria morta não têm condições de se manter activos e de se reproduzir.
Veja então de seguida como poderá você mesmo executar esse processo de conservação do peixe caso seja por exemplo pescador e tenha que conservar grandes quantidades de peixe que não serão tão cedo consumidas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para salgar peixe tenha a certeza que está usando peixe bem fresco, que o sal está bem limpo e que mistura sal fino e grosso, sendo o sal fino só para prevenir torrões de sal grosso que possam não conseguir penetrar bem no peixe, mas use em maioria sal grosso.
    Corte o peixe em postas finas se for um peixe muito grande, se for mais pequeno abra-o, espalme-o e retire as entranhas.
    Convém que o peixe fique cortado pouco espesso para facilitar a entrada de sal em toda a superfície do peixe para que este perca toda a humidade.

  2. 2

    A medida de sal por quantidade de peixe é numa proporção de 30 a 35 quilogramas de sal por cada 100 quilogramas de peixe já limpo e preparado.
    Cubra bem o peixe com a quantidade de sal calculada e coloque o peixe em recipientes furados ou cestas para que a humidade possa escorrer após sair do peixe.
    Esfregue bem o peixe com o sal especialmente nos cortes profundos onde será mais difícil o sal chegar.

  3. 3

    Coloque primeiro uma camada de sal no fundo do recipiente ou cesto, coloque o peixe por cima desta e cubra-o de sal novamente, os pedaços de peixe ou os diferentes peixes não podem ficar sobrepostos.
    Vá repetindo o processo alternando camadas de sal e peixe.
    Cubra no fim com plástico mas não coloque nenhum peso por cima.
    Coloque este preparado por cima de pedras por exemplo, para que a água possa escorrer.

Comentários
blog comments powered by Disqus