» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como se aposentar pelo inss

Como se aposentar pelo inss

Galeria
Como se aposentar pelo inss

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão responsável pela arrecadação de contribuições durante o tempo de serviço. As contribuições são pagas mensalmente para a Previdência Social e tem como intuito garantir que no futuro quando essa pessoa não puder mais trabalhar, ela terá de onde retirar o seu sustento.

Se você é trabalhado e possui carteira assinada, não deve se preocupar com a realização do pagamento, que deverá ser feita pela própria empresa, mas fique atento, verifique em seu contracheque se o valor realmente está sendo repassado para a Previdência Social para que no futuro você não tenha uma surpresa na hora de efetuar os cálculos da sua aposentadoria.

Mas se você é trabalhador autônomo ou quer se tornar um contribuinte facultativo você deverá procurar a Previdência Social e realizar o seu cadastro para efetuar mensalmente o pagamento e também estar respaldado quando a idade chegar.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Você poderá se tornar um aposentado quando chegar à idade de 65 anos nos casos de homens, e 60 anos quando for mulher. Ainda existe uma regra que se você for um trabalhador rural poderá se aposentar antes, sendo homens com 60 e mulheres com 55 anos de idade.

  2. 2

    Além da idade existe outra premissa para se aposentar, o contribuinte tem que efetuar o pagamento de no mínimo 180 meses de contribuição, o que equivale a 15 anos de mensalidades. Com a idade e com os meses de contribuição quitados, você poderá solicitar a sua aposentadoria.

  3. 3

    A aposentadoria poderá ocorrer antes do previsto também em casos de doença, ou invalidez durante o tempo de serviço. Para esses casos será necessário que o trabalhador seja submetido à uma perícia médica, que comprovará que o mesmo não possui condições, momentâneas, de adquirir o próprio sustento.

  4. 4

    Para solicitar você deverá procurar uma Agência da Previdência Social, mas poderá também agendar a visita através do telefone 135. Antes de comparecer à Agência busque no site da Previdência Social as suas informações de contribuição através do CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Para ter acesso à essas informações é necessário que você possua a senha de acesso que pode ser solicitada também pelo telefone 135.

  5. 5

    Com todas as informações em mãos, basta ir até uma Agência da Previdência Social e solicitar o cálculo para efetuar a sua aposentadoria. É importante lembrar que para se aposentar você não precisa largar o emprego ao qual trabalha hoje, pois ela é um direito adquirido.

Comentários
blog comments powered by Disqus