» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como se aposentar por idade

Como se aposentar por idade

Galeria
Como se aposentar por idade

A aposentadoria é um direito de todos, mas sabemos que homens e mulheres têm benefícios diferentes na hora de requerer a sua aposentadoria devido a idade de cada um. Para os homens é necessário possuir no mínimo 65 anos completos e para as mulheres a idade mínima é de 60 anos.

Outra diferenciação se dá para os trabalhadores rurais que podem requerer a aposentadoria com 5 anos mais cedo, ou seja, os homens podem se aposentar com 60 anos e as mulheres com 55.

O benefício é pago pela Previdência Social que recebe mensalmente dos trabalhadores uma contribuição que varia entre 8% e 11% de acordo com a categoria para realização do pagamento.

Algumas pessoas acreditam que por não conseguirem ficar parados por muito tempo não devem requerer a aposentadoria, mas estão extremamente enganados, já que a aposentadoria é um direito do contribuinte que efetuou mensalmente e regularmente.

Para requerer a aposentadoria o trabalhador não precisa deixar o emprego em que se encontra, ou seja, ele poderá ser aposentado e então receberá o valor referente a aposentadoria + o valor do salário pelo serviço que continuará sendo prestado.

Mesmo se aposentando por idade é exigido um período mínimo de contribuição que equivale à 15 anos (180 meses).

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para requerer a aposentadoria o beneficiário poderá agendar previamente a visita através do portal da Previdência Social (Internet), através do telefone 135 ou comparecendo à uma Agência da Previdência Social. É importante lembrar que parar requerer esse benefício o contribuinte deverá possuir a idade e a carência (quantidade de contribuições realizadas) dentro das exigências legais.

  2. 2

    Como comprovante da sua filiação junto à Previdência social, você poderá utilizar as informações contidas no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais. Além do tempo que você está filiado à Previdência você terá também informações de relação de emprego, tempo de serviço, entre outras.

  3. 3

    Para conseguir os dados no CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais, você poderá acessar ao portal da Previdência Social utilizando a opção “Extrato de Informações Previdênciárias”, mas para acessá-lo você precisará de uma senha de acesso a qual você receberá através do agendamento pelo 135 ou em uma Agência da Previdência Social.

  4. 4

    Se você acessar o CNIS – Cadastro Nacional de Informações Sociais e ainda não tiver informações cadastradas você deverá apresentar a documentação exigida de acordo com a sua categoria de pagamento do benefício. Acesse o site: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=15 para verificar qual a documentação necessária.

Comentários
blog comments powered by Disqus