» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como se aposentar por invalidez

Como se aposentar por invalidez

Galeria
Como se aposentar por invalidez

A aposentadoria por invalidez é um beneficio pago pela Previdência Social (INSS – Instituo Nacional do Seguro Social) para trabalhadores que devido a algum acidente ou doença adquirida não podem mais trabalhar.

Para que a pessoa seja aposentada por invalidez ela deverá passar por uma perícia médica no INSS, onde os médicos deverão atestar que aquela pessoa não possui mais condições, sejam elas físicas ou psicológicas para exercer algum tipo de função que possa ser rentável a ele, trazendo assim o seu sustento familiar.

É importante ressaltar que quem possui o pagamento por aposentadoria por invalidez deve comparecer para perícia médica obrigatoriamente a cada dois anos. O não comparecimento pode acarretar a suspensão automática do beneficio.

Se durante a perícia a junta médica identifique que você já é capaz de retonar ao trabalho, a aposentadoria deixará de ser paga para que você retome as suas atividades.

Instruções
  1. 1

    Para que você tenha direito a aposentadoria por doença ou invalidez é necessário a filiação junto a Previdência Social, ou seja, se você foi contratado pela empresa já tendo algum tipo de doença ou incapacidade, o benefício não dará a você direito algum de “ressarcimento”.

  2. 2

    Existe uma carência para que ocorra essa aposentadoria, mas somente para casos de doença, onde o trabalhador deverá ter contribuído por pelo menos um ano (12 meses) para receber o benefício. Já em casos de acidente essa carência não será cobrada, mas é exigido que o trabalhador esteja inscrito na Previdência Social.

  3. 3

    Cada empregado deverá requerer a sua aposentadoria de uma maneira diferente de acordo com tipo de seguro que você possui junto à previdência.

    Existem diferenciações entre as solicitações, você poderá requerer pela aposentadoria por invalidez e também por aposentadoria por acidente de trabalho, que é aquele em que você se acidenta ou no percurso do trabalho ou dentro da própria empresa.

  4. 4

    Caso antes da aposentadoria você esteja recebendo pelo auxilio doença, que acontece quando você se afasta por mais de 15 dias na empresa onde trabalha, o pagamento da aposentadoria será feito no dia posterior ao dia fim do auxilio doença.

  5. 5

    Se você deseja informações mais detalhadas sobre a documentação exigida em cada um dos casos citados acesse o site: lembre-se para se aposentar o processo é burocrático, portanto tenha em mãos toda a documentação exigida, para que você não perca muito tempo aguardando a aprovação da mesma.

Comentários
blog comments powered by Disqus