» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como se comportar no primeiro dia de trabalho

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

Galeria
Como se comportar no primeiro dia de trabalho

O primeiro dia de trabalho é sempre o mais complicado a maioria das pessoas. Muitas vezes ficamos ansiosos e queremos mostrar o nosso melhor, porém esquecemos que primeiramente estamos ali para aprender e que não chegamos sabendo de tudo. Aprender a controlar este nervosismo é fundamental para demonstrar segurança aos seus novos colegas de trabalho e também ao seu novo chefe.

É importante se lembrar que se você está ali certamente já passou por um processo rígido de seleção onde você se mostrou melhor qualificado (a) do que os outros candidatos. No primeiro dia geralmente não conhecemos ninguém, algumas vezes nem conhecemos o nosso (a) chefe! Mas relaxe, siga as dicas abaixo e tenha um primeiro dia em seu novo emprego muito agradável e tranquilo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em primeiro lugar é necessário mostrar pontualidade. Chegue na empresa com pelo menos 10 minutos de antecedência em seu primeiro dia. Quando você chega atrasado poderá passar uma imagem negativa a seu respeito. Para isto procure descobrir quais são as rotas mais rápidas para chegar ao seu local de trabalho, caso você vá de ônibus, saia um pouco mais cedo do que o de costume e se for de carro experimente ir até a empresa alguns dias antes do seu primeiro dia no trabalho para identificar quanto tempo será necessário para o deslocamento e principalmente o trânsito para saber se enfrentará engarrafamentos.

  2. 2

    Use roupas de cores mais neutras em seu primeiro dia, as mulheres devem evitar roupas muito decotadas e chamativas. Os homens podem utilizar um terno ou traje social adequado ao ambiente. Procure conhecer as normas da sua nova empresa em relação a vestimentas para que você não seja o centro das atenções logo no primeiro dia.

  3. 3

    Ao chegar na empresa procure conhecer todos os seus novos colegas de trabalho, faça amizades e também procure conhecer o seu chefe. Anote todas as recomendações que lhe forem passadas e as siga. Não se preocupe se não tiver domínio em alguma ferramenta utilizada na empresa, a experiência vem com o tempo e você com certeza irá aprender a manejá-las corretamente em alguns dias. Tome cuidado ao falar sobre a sua antiga empresa. Não fale mal de seus antigos colegas de trabalho, pois as pessoas podem achar que você fará o mesmo se sair da empresa.

  4. 4

    Se possível, faça um pouco a mais do que o seu trabalho, seja proativo (a). Dê sugestões, mostre soluções e não seja apenas um “expectador” quando presenciar uma discussão onde será necessária a tomada de alguma decisão. Mas tenha consciência de até onde você pode ir, muitas vezes algumas opiniões não agregam valor, portanto diga algo somente se tiver certeza que está agregando valor.

Comentários
blog comments powered by Disqus