» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como se concentrar para estudar

Como se concentrar para estudar

Galeria
Como se concentrar para estudar

Na hora de se concentrar para estudar deve relaxar o mais possível. É complicado, por vezes, gerir o stress de querer decorar a matéria com os pensamentos que acabam por interferir no nosso estudo. Portanto alivie a sua mente e prepare-se para o estudo! Pode fazer alguns exercícios de relaxamento antes de iniciar. Os exercícios de respiração costumam funcionar muito bem pois aliviam o 'stress' e relaxam os seus músculos. O ambiente onde se encontra também tem grande influência no seu poder de concentração e memorização, dê-lhe especial atenção na hora de estudar. Boas leituras!

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O mais importante de tudo é sem dúvida estar relaxado e calmo. Não deve ficar nervoso se existir algum termo mais complexo ou se a matéria que tem de estudar não é das mais simples. Quanto mais nervoso estiver mais concentração e paciência perderá. Mantenha a calma, faça alguma atividade que o relaxe e lhe der prazer antes de se dedicar ao estudo.

  2. 2

    Existem diversas músicas que pode colocar como som ambiente para o manter mais concentrado e com boa disposição. Tente associar os termos que precisa decorar a palavras engraçadas ou expressões engraçadas. Procure um local onde se sinta à vontade e onde não seja interrompido.

  3. 3

    Pode optar por estudar com um colega de forma a poder partilhar do mesmo 'sacrifício'. Dessa forma, será mais fácil para si partilhar as suas dúvidas com outra pessoa e essa pessoa partilhar as dela consigo. Tudo correrá melhor principalmente se a pessoa em causa for boa na matéria que precisa estudar.

  4. 4

    Deve tentar escrever, ler, ouvir e falar sobre a matéria que precisa decorar. No final do estudo pode ligar a um amigo que também tenha que estudar a mesma matéria. Assim, será proveitoso para ambos poderem falar sobre esse assunto. Quando conversar sobre isso verificará que a matéria se solidificará na sua mente.
    Todas as conversas sobre a matéria que poder ter, mesmo que seja no café, serão sempre proveitosas para si e para os outros.

  5. 5

    Tudo o que puder escrever e pesquisar sobre a matéria que precisa estudar é bom para si. Às vezes a matéria que estudamos parece não ter muito sentido pois falta-nos, por vezes, mais informação sobre o que antecede ou sucede os factos que nos comunicam. Se pesquisar, tudo fará mais sentido.

  6. 6

    Outra técnica que costuma funcionar, é ler os apontamentos que tirou mesmo antes de adormecer e logo cedo ao acordar. No momento de adormecer concentra a sua mente na informação e ao acordar é mais fácil concentrar-se pois a sua mente estará limpa e descansada.

Comentários
blog comments powered by Disqus