» Saúde » Como se Cuidar na Gestação

Como se Cuidar na Gestação

Galeria
Gravidez

A gravidez é com certeza um dos momentos mais importantes e planejados na vida de todas as mulheres. Com o passar dos anos é natural termos nossos instintos maternos aflorados e o desejo de ser mãe acaba tomando conta de nós. Durante a gestação o corpo sofre diversas alterações hormonais e passa por modificações físicas como o crescimento da barriga, dos seios e o tão temido aumento de peso. Para ter uma gravidez tranquila e livre de estresse e problemas de saúde que possam afetar o bebê é necessário manter uma rotina de cuidados especiais. Confira um guia para viver a maternidade da melhor maneira possível.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A alimentação é um dos fatores fundamentais durante a gestação e deve ser sempre encarada como uma prioridade. Ao contrário do que muitas pessoas pensam não é preciso dobrar a quantidade de alimentos ingeridos neste período. Basta aumentar cerca de 200 a 400 calorias por dia em sua dieta. No entanto a qualidade dos alimentos é imprescindível para um crescimento saudável do feto e uma boa produção de leite, além de evitar o ganho de peso excessivo. Dê preferência aos alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, proteínas e fibras e evite a todo custo os alimentos processados e industrializados como os enlatados e embutidos. O ideal é comer pequenas porções ao longo do dia e não pular nenhuma refeição. Evite também ingerir sal, açúcar e alimentos com conservantes em excesso e use o bom senso na hora de dosar as quantidades.

  2. 2

    Os exercícios físicos são muito importantes para manter evitar o ganho de peso excessivo e fortalecer a musculatura que precisa se adaptar ao novo corpo. Atividades aeróbicas como caminhadas vigorosas, dança, natação e hidroginástica são as mais indicadas para melhorar a condição cardiovascular da gestante e já preparar o corpo para o processo do parto. É sempre importante conversar com seu médico para que ele avalie qual o melhor tipo de atividade para seu caso. o ideal é exercitar-se de 3 a 5 vezes por semana durante 40 minutos ou 1 hora.

  3. 3

    A pele é umas das partes do corpo mais afetada com a gravidez. O estiramento que ocorre na região da barriga e dos seios pode causar as tão temidas estrias além de deixar a pele com aspecto flácido. Para evitar as rupturas das fibras de colágeno na pele é necessário manter um alto nível de hidratação e umectação. Use óleos apropriados para o período da maternidade além de cremes específicos para a prevenção de estrias. Outra dica muito importante é a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia para hidratar o corpo de dentro para fora.

Comentários
blog comments powered by Disqus