» Família » Férias e Planejamento de Viagens » Como se hospedar em um hotel internacional

Como se hospedar em um hotel internacional

Galeria
Como se hospedar em um hotel internacional

Nesse artigo serão apresentadas formas específicas para se hospedar em estabelecimentos hoteleiros, e como deve o comportamento do hóspede em qualquer hotel. É importante esclarecer que não existem hotéis internacionais, mas sim cadeias de hotéis e grupos hoteleiros, com uma implantação internacional, isto é, em vários países, e as vantagens de que desfrutam e que oferecem aos viajantes. Além disso serão apresentadas algumas cadeias de hotéis e grupos hoteleiros, e como se determina a classificação dos hotéis. A imagem mostra logotipos de cadeias de hotéis.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    CADEIAS E GRUPOS HOTELEIROS

    As cadeias hoteleiras são um grupo de hotéis, normalmente de implantação em mais do que um país (daí se dizerem “internacionais”), detidos por uma mesma entidade ou em regime de franchising, que, sob a mesma marca, obedecem aos mesmos padrões e princípios de organização, tipo e qualidade de serviço, embora com diferenciação conforme a sua classificação.

    Esta padronização apresenta vantagens para a cadeia, quer do ponto de vista de marketing, quer do ponto de vista comercial, facilitando a fidelização dos clientes, que se habituam a um tipo de tratamento.

    De notar, que para a mesma categoria, o preço do hotel da mesma cadeia varia de país para país, e mesmo de lugar para lugar.

    Para os utilizadores, uma das grandes vantagens é poderem aproveitar as promoções que periodicamente alguns dos hotéis de uma cadeia fazem ao longo do ano, e das quais aqueles são informados devido a um sistema centralizado de gestão de clientes, e ao utilizarem um hotel de uma determinada cadeia conhecerem previamente o funcionamento geral do hotel.

    Um grupo hoteleiro é a associação, sob uma mesma empresa de um conjunto de cadeias de hotéis.

  2. 2

    COMO SE HOSPEDAR

    A forma de como se hospedar num hotel de uma cadeia internacinal não é diferente da forma de o fazer em qualquer hotel. Normalmente o problema da língua não existe, porque existe sempre algum empregado do hotel que fala pelo menos inglês.
    Seja qual for o tipo de hotel, o hóspede (hóspede é a designação habitual do cliente de um hotel) deve :

    - Se possível, fazer a reserva com antecipação e cumprir as nosmas de cancelamento dessa reserva.
    - Cumprir os horários determinados pelo hotel para o check-in (entrada) e o check-out (saída).
    - Apresentar os documentos de identificação pedidos.
    - Cumprir as normas da unidade hoteleira.
    - Utilizar os serviços providenciados pelo hotel de acordo com o definido pelo hotel, e pagá-los, caso não estejam incluídos no preço do alojamento.

  3. 3

    CADEIAS E GRUPOS HOTELEIROS

    Apresentam-se algumas cadeias e grupos hoteleiros internacionais, os respetivos países de origem, a maioria dos quais possuem unidades no Brasil:

    - Marriott International (Estados Unidos da América).
    - The Ritz-Carlton Hotels (Estados Unidos da América)
    - Grupo Accord (França), proprietário das cadeias Sofitel, Novotel e Ibis, entre outras.
    - Starwood Hotels & Resorts Worldwide (Estados Unidos da América), detentor das cadeias Sheraton, Le Méridien, Four Points e St. Regis, entre outras.
    - Hotéis Othon (Brasil).
    - Sana Hotels, pertencente ao grupo Azinor (Portugal).
    - Club Méditerranée, ou Club Med (França).
    - Hilton Hotels (Estados Unidos da América).
    - Sol Melia Hotels (Epanha).
    - Grupo Pestana (Portugal).
    - Grupo Carlson (Estados Unidos da América), a que pertence a cadeia Radisson.

  4. 4

    CLASSIFICAÇÃO DOS HOTÉIS

    A qualidade dos hotéis é medida pelo número de estrelas que lhe é atribuído pela autoridade de cada país (no caso do Brasil, o Ministério do Turismo, através da Portaria Nº 100 de 2011).

    Embora os critérios e os tipos de serviço possam variar de país para país, está internacionalmente aceite a seguinte classificação:

    - 1 Estrela – hotel simples.
    - 2 Estrelas – hotel econômico.
    - 3 Estrelas – hotel de turismo.
    - 4 Estrelas – hotel superior.
    - 5 Estrelas – hotel de luxo.

    Os hotéis das cadeias internacionais são normalmente de 3, 4 e 5 estrelas, e o pagamento pode ser feito com cartão bancário.

Comentários
blog comments powered by Disqus