» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como se inscrever para um trabalho

Como se inscrever para um trabalho

Galeria
Como se inscrever para um trabalho

O conceito de trabalho existe desde a antiguidade, quando os homens começaram a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, ou seja, o trabalho é mais antigo que o emprego. De acordo com o dicionário, trabalho é o esforço humano dotado de um propósito e envolve o dispêndio de capacidades físicas e mentais, já o emprego é a relação de quem organiza e quem realiza o trabalho. A ideia de emprego começou por volta da revolução industrial. Foi nesse momento que os homens passaram a vender a sua força de trabalho em troca do salário.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Site buscador
  • E-mail
  • Currículo
  • Acesso à internet
  1. 1

    Escolhendo o trabalho ideal
    Cada profissão exige um perfil profissional diferente, os candidatos devem escolher trabalhos que estejam alinhados às suas qualificações e conhecimentos. De acordo com pesquisa realizada pelo jornal Gazeta Mercantil, as competências são muito importantes na hora de buscar uma oportunidade profissional, as mais solicitadas são influência, autoconfiança, habilidade de gerenciamento de mudanças, liderança e perseverança. As empresas costumam analisar o perfil pessoal na hora da entrevista, por isso é importante que o candidato tenha facilidade de desenvolver as atividades relacionadas ao trabalho pretendido, bem como se identificar com a política da empresa.

  2. 2

    Tipos de trabalho

    Estágio
    O estágio é a forma de trabalho mais utilizada por estudantes que ainda não possuem vivência profissional, é nesse momento que conhecimentos práticos são agregados ao conhecimento teórico, ele é o primeiro passo no mercado de trabalho de vários jovens. Grandes empresas investem nesses profissionais, como os bancos Santander e Itaú, empresas do varejo como Renner, entre outras.

    Trainee
    Os programas de trainee tem como principal objetivo desenvolver características gerenciais nos jovens, esse tipo de trabalho é voltado para recém-formados, ou estudantes que estejam nos últimos períodos da faculdade. Os trainees são considerados jovens inteligentes, criativos e vencedores. As empresas costumam abrir a cada ano dezenas de vagas para seus programas de trainee, um dos mais conhecidos é da rede varejista C&A e o da Ambev. A busca pelos programas de trainee tem aumentado, as vantagens oferecidas são as responsáveis por esse aumento, em todas as empresas são oferecidos bons salários, plano de carreira e vários outros benefícios.

    Emprego com carteira assinada
    O emprego em regime de carteira assinada, ou CLT, são os mais tradicionais no país, nesse caso uma empresa, de diversos segmentos, contratam os seus trabalhadores e assinam as suas carteiras profissionais e oferecem diversas vantagens para os funcionários, como plano de saúde, seguro desemprego e benefícios do INSS.

    Trabalhos freelancer
    No regime freelancer o trabalhador não possui benefícios garantidos, os seus ganhos são baseados no volume de trabalho, mas na maioria das vezes esses profissionais possuem horários flexíveis e maior disponibilidade para exercer várias atividades.

  3. 3

    Como se inscrever nas oportunidades
    Com o advento da internet, as empresas passaram a adotar o e-mail esites institucionais como as principais ferramentas de contratação.

    1 - Faça uma pesquisa em algum buscador a fim de encontrar as empresas que contratem profissionais com o seu perfil.
    2 - Escolha o tipo de trabalho pretendido.
    3 - Acesse o portal da empresa escolhida em busca de mais informações sobre como trabalhar na instituição, na maioria das vezes elas possuem uma página voltada para essa finalidade.
    4 - Envie o seu currículo para a pessoa responsável, pode ser direto pelo site, ou através de um e-mail fornecido

Comentários
blog comments powered by Disqus