» Tecnologia » Passatempos e Ciência » Como se joga trilha

Como se joga trilha

Galeria
Como se joga trilha

Muitas pessoas já devem ter comprado um tabuleiro de Damas ou Gamão e encontrado junto um tabuleiro de Moinho, mas a maioria não sabe como começar a jogar esse jogo.

O Moinho, conhecido em muitos lugares como Trilha, é um dos jogos de tabuleiro mais antigos da história. Suas estratégias sem aproximam bastante do Xadrez e é uma excelente opção para treinar o raciocínio lógico.

Nesse jogo, a situação é iniciada nos quadrados que são conectados. Os jogadores selecionam a cor das suas peças, assim como em Damas. Após isso, o jogo pode ser iniciado, no canto de cada quadrado ou nos lados em cada ponto médio.

Confira neste artigo como se joga trilha, passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Objetivo

    Os desfechos desse jogo são parecidos com outros famosos jogos de tabuleiro. A trilha só é diferenciada na sua estrutura e nas táticas utilizadas para a vitória.

    Com atenção nas regras, os jogadores têm como objetivo remover as peças do adversário até sobrar apenas uma peça.

  2. 2

    Tabuleiro

    O tabuleiro começa sem nenhuma peça. Na vez de cada adversário, as peças começam a ser colocadas nos campos vagos. Após incluir o total das peças, os adversários precisam mover as peças pelas linhas do tabuleiro até que cheguem a outro destino próximo.

  3. 3

    Estratégias

    Quando um dos jogadores formar linhas verticais ou horizontais, com três pedras da sua cor (formação do moinho - três peças lado a lado), pode selecionar uma peça do adversário para ser eliminada, porém essa peça não pode estar dentro do moinho do adversário. Lembre-se que moinho são as três peças na mesma linha, como demonstrado na primeira foto do artigo.

    Quando se forma um moinho, o jogador pode retirar peças do adversário quando não estão em um moinho, se todas as peças do adversário estiverem no moinho, pode tirar uma pedra de lá.

  4. 4

    Vitória

    Os jogadores mais experientes usam uma situação típica para vencer o jogo: quando há dois moinhos e surge a possibilidade de direcionar uma das peças entre eles. Assim o jogador consegue remover pedras do inimigo a cada jogada.
    Quando restar apenas três pedras, o jogador pode conduzir as peças para qualquer outra linha. É interessante, pois com essa estratégia o jogador que estava perdendo pode vencer o jogo.

    Jogar trilha é interessante não é? Agora você pode deixar os outros jogos de tabuleiro de lado e curtir a emoção que esse divertido e inteligente jogo tradicional proporciona. Boa diversão!

Comentários
blog comments powered by Disqus