» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como se orientar pelo sol

Como se orientar pelo sol

Galeria
Como se orientar pelo sol

Em pleno o século XXI, falar de orientação pelo sol pode parecer algo totalmente em desuso, porém esta técnica já foi muito utilizada no passado.

Ainda é feita pelos indígenas e em casos de emergência, quando uma pessoa se perde na mata sem qualquer tecnologia, se orientar através do sol pode ser um método bastante assertivo para encontrar o caminho.

Se orientar pelo sol não é algo complexo, basta ter algumas noções de região como norte e sul. Mesmo que a pessoa possua uma tecnologia do tipo GPS, ela pode tentar se orientar para ver o quanto a natureza pode auxiliar o ser humano.

Confira abaixo como se orientar pelo sol.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Comece sabendo que de madrugada o sol sempre nascerá a Leste e ao entardecer ele vai se por ao Oeste.

    Você pode se orientar através do sol mesmo sem ter uma bússola, basta estender o seu braço direito em direção ao lado que o sol nasce, ou seja, para região Leste.

    Depois é só estender o braço esquerdo para o lugar onde o sol se põe , ou seja, para o Oeste. Fazendo este processo a pessoa pode deduzir que a sua frente está a região Norte. Nas costas está a região Sul.

    Depois de descobrir estes pontos, para acertar o lugar em você pretende chegar, é preciso saber exatamente para em qual direção fica o seu ponto de chegada. Para poder se achar com mais facilidade é indicado ter um mapa a sua disposição.

  2. 2

    Se na hora de se orientar pelo sol a pessoa não tiver à sua disposição um mapa ela pode tentar fazer uma esquema que marque as direções que deverá seguir.

    Se o ponto de chegada fica ao Sul então ela deve caminhar sempre em direção onde o sol se esconde.

    Agora se o ponto de chegada é o Norte você precisa seguir sempre a direção em que sol nasce. Para que a pessoa aprender a se orientar pelo sol corretamente o ideal é praticar treinamentos.

  3. 3

    Para treinar, junte um grupo de amigo e façam uma trilha em uma mata fechada, de preferência em um lugar que vocês já conhecem e mesmo que não conseguirem se orientar através do sol, vão conseguir sair sem nenhum problema.

    Para garantir leve um mapa do ponto de partida e de chegada, uma bussola ou um GPS, para garantir caso não consigam seguir o sol. Não se esqueça de levar também água e alimento para dar energia para a caminhada.

    Comecem fazendo os primeiros passos de orientação com os braços e identifiquem onde está o Sul e o Norte e partam até o destino final. Este tipo de treinamento deve ser feito de dia.

Dicas e AVISOS
  • Use os braços para descobrir aonde o sol nasce e se põe.
  • Tenha um mapa para identificar o ponto de chegada com facilidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus