» Família » Bem-Estar da Família » Como se pega tuberculose

Como se pega tuberculose

Galeria
Como se pega tuberculose

A tuberculose é uma doença geralmente respiratória de caráter contagioso provocada por uma bactéria designada Mycobacterium tuberculosis, também conhecido como bacilo de koch. No passado era conhecida como peste cinzenta, dado o perigo que representava para as populações, especialmente antes da descoberta dos antibióticos. É das doenças que há mais tempo atinge a humanidade e pensa-se que surgiu há cerca de 40 mil anos atrás.

Hoje em dia considera-se a tuberculose uma doença relacionada com certos estilos de vida, existindo uma elevada taxa de pessoas infetadas dentro de grupos de pessoas com toxicodependência, sendo também comum nas populações de presidiários. No entanto devido à relativa facilidade com que se dá o contágio, qualquer pessoa, de qualquer extrato social pode ser infetada.

A tuberculose pulmonar é a forma mais comum da doença, no entanto pode haver outras manifestações, atingindo órgão como a laringe, os gânglios linfáticos, os rins, o sistema nervoso, ou até mesmo os ossos.

Existe um programa de vacinação contra a tuberculose, no entanto este requere várias injeções ao longo da vida e nem toda a gente respeita os períodos recomendados, ficando assim expostos ao contágio.

Assim, as formas de pegar tuberculose são:

Instruções
  1. 1

    O contato direto, ou permanência no mesmo espaço fechado e com pouca ventilação com pessoas infetadas com a doença em fase contagiosa.

    Atenção que pessoas que apenas possuem a bactéria no seu organismo, mas não têm a doença instalada, não são capazes de transmitir tuberculose. Neste estado diz-se que a pessoa tem uma infeção latente de tuberculose.

  2. 2

    Considera-se que um contato é suficiente para a contração da bactéria, quando se divide uma habitação ou uma divisão fechada com uma pessoa em fase de contágio, por períodos superiores a 4 horas seguidas. Especial cuidado deve ser tomado no caso de crianças e pessoas com sistema imunitário deprimido, como é o caso de doentes com AIDS.

  3. 3

    A bactéria é transmitida por via aérea, logo a pessoa que possui a doença tem que tossir, expelindo as bactérias para o ar. Caso a ventilação do espaço seja fraca, outras pessoas podem através da inspiração inalar a bactéria, que se irá alojar nos pulmões. Caso a pessoa não tenha a vacina em dia pode mesmo vir a contrair a doença.

  4. 4

    Hoje em dia existe tratamento que varia de pessoa para pessoa e com a gravidade dos sintomas. Geralmente o tratamento consiste em 6 meses de toma diária de antibióticos de forma a eliminar completamente a doença, visto que existe atualmente um problema que resulta de bactérias da tuberculose com multirresistência a antibióticos.

Comentários
blog comments powered by Disqus