» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como se preparar para o Enem

Como se preparar para o Enem

Galeria
Como se preparar para o Enem

O Enem é a porta de entrada do Ensino de Nível Superior para milhares de estudantes. O Enem possibilita que alunos de baixa renda entrem em universidade privadas através do Prouni, além equivaler ao vestibular em algumas universidades públicas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O Enem, como o próprio nome já diz é o Exame Nacional do Ensino Médio, por tanto se aplicar nos estudos durante os três anos do Ensino Médio já é um bom começo para ir bem no exame. Não há como estudar tudo em cima da hora, mas além das matérias dadas em sala de aula é importante estar atento aos noticiários, visto que boa parte da prova aborda atualidades.

  2. 2

    É importante ter em mente que o Enem exige que o candidato tenha resistência e concentração na hora de realizar a prova. O exame tem textos longos e muitas perguntas têm respostas no próprio texto, por isso o aluno deve ler com atenção. A dica é ler com calma cada parágrafo do texto e se possível grifar as palavras mais importantes.

  3. 3

    Esteja atento à contextualização. Diferente do vestibular, as perguntas não serão diretas, por exemplo, não terá um pergunta de química pura.

  4. 4

    Aprenda a interpretar gráficos. Muitas perguntas terão textos acompanhados de gráficos, por isso é importante se aplicar para aprender a ler esse tipo de linguagem.

    Na prova terão todas as fórmulas que você usará, mas você já deve ter familiaridade com elas antes. De nada adiantará ter a formula se você não souber o que fazer com elas.

  5. 5

    Uma boa dica para se preparar para o Enem é fazer as provas dos anos anteriores. Com isso você verá em quais temas tem mais dificuldade e a partir disso se aprofundar nos estudos. Muitos estudantes pecam por estudarem mais aqueles assuntos que mais gostam, quando na verdade o ideal é estudar aquilo que se tem mais dificuldade. Outro ponto importante é cronometrar o tempo que você gasta para realizar a prova.

  6. 6

    Por ser uma prova extensa, o corpo fica dolorido de ficar horas sentado na mesma posição. Imponha uma rotina de estudos pelo menos um mês antes da prova do Enem, estude sentado por cinco horas todos os dias, isso fará com que seu corpo tenha resistência. Pode parecer besteira, mas dor no corpo tirará sua atenção da prova.

  7. 7

    Faça a prova com calma. Leia a questão mais de uma vez caso seja necessário. Responder com pressa faz com que você erre em coisas simples.

Comentários
blog comments powered by Disqus