» Família » Relacionamentos e Família » Como se relacionar bem com as pessoas

Como se relacionar bem com as pessoas

Galeria
Como se relacionar bem com as pessoas

Manter um bom relacionamento com as pessoas à sua volta (familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho) é uma atitude capaz de tornar o seu dia a dia mais harmonioso, equilibrado e saudável. Veja algumas dicas de como se relacionar bem com as pessoas.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Manter um bom relacionamento com as pessoas não significa estar sempre de bom humor ou concordar com tudo o que as outras pessoas falam ou fazem. Saiba expressar a sua vontade e a sua opinião sempre de forma educada, objetiva e precisa. Deixe claro que, apesar de não concordar com uma determinada atitude da pessoa, você a respeita e evite ao máximo a realização de julgamentos de valor. É também de grande valia saber quando falar algo ou quando abordar uma pessoa. Evite entrar em discussões ou tentar mostrar um certo ponto de vista a uma pessoa que esteja psicologicamente alterada, em um estado de mau humor profundo ou alcoolizada. Neste caso, o ideal é manter a calma e conversar em um outro dia, de "cabeça fresca".

  2. 2

    Em qualquer ambiente, seja no condomínio, no trabalho ou em família, evite rodinhas de fofoca. Abstenha-se de qualquer julgamento e ainda que tenha diferentes motivos que lhe dão credibilidade, evite falar mal dos outros. Nunca se sabe o que um simples comentário pode se tornar. Caso alguém lhe dirija a palavra para tecer comentários maldosos sobre outra pessoa, invente uma desculpa qualquer e mude de assunto. Se possível, vale até mesmo se retirar do ambiente e retornar somente algumas horas mais tarde.

  3. 3

    Sempre que puder, ofereça-se para ajudar as pessoas. Nunca se sabe quando somos nós que iremos precisar dos outros e ser prestativo e solidário nunca fez mal a ninguém.

  4. 4

    Brincadeiras de mal gosto e piadas fora de hora devem ser evitadas sempre. Jamais envie e-mails de corrente ou com conteúdo de humor obsceno ou preconceituoso para a sua lista de amigos, principalmente dentro de seu ambiente de trabalho. Nunca se sabe quando uma mensagem é engraçada para você, porém extremamente ofensiva para outra pessoa. Nas redes sociais, mantenha sempre a discrição e sempre que puder, faça uso das mensagens privativas, na qual somente o destinatário e o remetente têm acesso ao seu conteúdo.

  5. 5

    A última dica refere-se às polêmicas reuniões e confraternizações do trabalho. Se desejar manter um relacionamento agradável com todos, não falte à festa, porém, permaneça lá o menor tempo possível, fazendo questão de não se lembrar de nada que visualizar. Em certos momentos, o melhor a se fazer é permanecer calado.

Comentários
blog comments powered by Disqus