» Hobby » Esportes » Como se tornar técnico em xadrez

Como se tornar técnico em xadrez

Galeria
Como se tornar técnico em xadrez

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo. De natureza competitiva, é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Milhões de pessoas praticam esse jogo em torneios(tanto para amadores quanto para profissionais), pela Internet, em escolas, clubes, por correspondência e de forma informal.
A partida de xadrez é feita de 16 peças com diferentes formatos.Cada qual em casas claras e escuras controladas por seu respectivo enxadrista. O objetivo é dar xeque-mate no adversário. Existem estratégias e táticas para se alcançar esse objetivo,embora não seja colocado em pratica na maioria das vezes devido a desvantagem de derrota e abandono do jogo antes de receber o xeque-mate.
O elemento sorte não existe nesse jogo justamente pela estratégia e tática desenvolvidas. Fazendo exceção apenas pelo sorteio das cores no inicio da partida,uma vez que as brancas sempre dão o primeiro movimento e teriam então uma pequena vantagem por isto.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para se tornar técnico em xadrez você precisa conhecer sobre o jogo e dominar 17 requisitos técnicos. Citando apenas os 5 requisitos importantes para o começo de aprenzidagem técnica.



  2. 2

    Ação das peças.
    Primeiramente contam-se as peças contra as do adversário. Lembrando que nesse jogo o valor de sua posição não se dá em quantidade, mas em posição e coordenação das peças. O uso das peças em boa colocação e coordenação é um critério importante embora a superioridade material seja uma vantagem. Para obter um grande raio de ação as peças devem estar bem colocadas e dominando o centro ou casas próximas ao rei adversário.

  3. 3

    Desenvolvimento das peças.
    No inicio da partida desenvolva rapidamente as peças. Pois assim conseguirá atacar primeiro o adversário. Peças no centro ou próximas do rei inimigo são as melhores e mais importantes casas para dominar. Lances que contenham ameaças contra o adversário devem ser feitos em casas em que as peças tenham ação para trazer dificuldade ao outro jogador.

  4. 4

    Vantagem material (ameaça e ataque direto)
    A vantagem material no Xadrez permite um ataque com maior força. Trocando as peças com as do adversário é possível comer os peões do outro jogador e manter os “nossos” quando ele somente estiver com o rei.Facilitando o Mate com a dama de vantagem.

  5. 5

    Golpes para ganhar material
    Toda partida permite a utilização de um golpe tático que muitas vezes passam despercebidos pelos iniciantes.Guardar todas as posições na memeoria não é fácil pois o Xadrez é um jogo extenso.Mas esquemas podem ser guardados e usados em posições diferentes.O conhecimento desses esquemas é importante.Memorize e treine para utilizar em uma partida ao vivo.
    O gople do ataque duplo acontece quando uma peça e um peão atacam duas peças do adversário.A dama e o cavalo são as peças mais perigosas para aplicar esse golpe.Podendo atacar em até oito direções.
    Envolvendo três peças numa mesma coluna ,diagonal ou fila a cravada é muito utilizada nas partidas.A dama,torre ou bispo são as peças ideais para cravar.

  6. 6

    Aprender a usar o golpe de desvio,peça sobrecarregada e atração.
    O desvio é um dos elementos de tática do xadrez mais frequente.Quando uma peça é obrigada a trocar ou abandonar a posição atual favorável o desvio permite um ataque duplo,uma crava e até um Xeque mate.
    A peça sobrecarregada é importante para o ataque.Defendendo duas peças ou duas ameaças ao mesmo tempo é uma tática bastante utilizada.
    O golpe da atração se aplica com o mesmo principio do desvio.Você atrai a peça para uma coluna,casa ou diagonal obtendo uma posição favorável aos seus ataques.

  7. 7

    Entre esses requisitos,um técnico ainda precisa dominar os demais.Como a Defesa de Material,os esquemas de mates,lances,ataques, xeques ,trocas de material,vantagem material,motivos geométricos,oposição,o que é uma combinação e os mates elementares.
    Para conhecer os demais requisitos,você pode solicitar uma apostila ou até mesmo reter as informações em sites disponiveis na internet.Uma sugestão é visitar o site:http://xadrez.altervista.org que contém curiosidades,downloads,partidas,e outras informações precisas sobre o Xadrez.Fica a seu critério.

Comentários
blog comments powered by Disqus