» Dinheiro » Como se Tornar um Bombeiro

Como se Tornar um Bombeiro

Galeria
Como se tornar um bombeiro

Heróis. É assim que podemos definir os bombeiros. Diariamente, eles enfrentam as situações mais adversas para salvar a vida de outras pessoas. E a disposição desses profissionais fizeram com que eles ocupassem a liderança do ranking das profissões mais confiáveis, em 2009. Para chegar a esse resultado, responderam uma pesquisa os moradores do Brasil, EUA e Europa. No mundo, após a primeira colocação dos bombeiros, os professores foram escolhidos como os mais confiáveis, seguidos dos carteiros, médicos e profissionais do exército que ocuparam a terceira posição. Se você tem o sonho de se tornar um bombeiro e fazer parte dessa equipe tão importante para a sociedade, confira dicas que separamos para você conquistar esse objetivo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Antes de saber como se tornar um bombeiro, você precisa conhecer algumas tarefas que esse profissional executa. São elas: aconselhar a comunidade acerca dos problemas que podem ocorrer em piscinas e com materiais perigosos como: balões, insetos e fogos de artifício. Deve também ajudar pessoas em risco de morte nas mais variadas situações, seja em inundações, catástrofes ou desabamentos. Realizar perícias de incêndios também são obrigações desses profissionais. Para concluir as tarefas com êxito, o futuro bombeiro precisa ter corpo e saúde aptos para praticar as atividades que irão exigir força e equilíbrio. Precisa ter também perfil de liderança, coragem, disciplina, facilidade para trabalhar em equipe, saber pensar e agir sob pressão, equilíbrio emocional, raciocínio rápido e ter humildade para realizar tarefas solicitadas pelos superiores.

  2. 2

    Após descobrir se você tem as características necessárias para se tornar um bombeiro, você precisa escolher se irá optar pela categoria militar, civil ou a de brigadistas. No Brasil, não há um padrão de exigências para que a pessoa ingresse na corporação, pois as características se alteram de estado para estado. Porém, para você ter uma ideia, na maioria dos casos, os homens precisam ter, no mínimo, 18 anos, possuir o certificado de reservista e ter concluído o ensino médio. Enquanto a altura necessária para os rapazes é de 1,65, as mulheres precisam medir 1,60 m. Outras exigências mais solicitadas são: não possuir antecedentes criminais, ser solteiro(a), ter carteira de habilitação e, para aqueles que irão trabalhar como salva-vidas, saber nadar.

  3. 3

    Em alguns estados, para ingressar no Corpo de Bombeiros, é necessário fazer prova de concurso público. Há também opções de escolas de nível superior que são capacitadas para formar novos oficiais. Em terras tupiniquins, há três estados que possuem instituições. São eles: Rio, São Paulo e em Brasília.

Comentários
blog comments powered by Disqus